• 28 de agosto de 2018 --------------- 1 Comentário

    COMO CUIDAR DO CABELO POROSO?

    Certamente esse é um dos temas mais pedidos em todas as minhas redes sociais. Tratar do cabelo poroso é uma tarefa difícil e tem seus segredos. Sendo assim, separei informações que irão ajudar você a identificar quando seu cabelo estiver poroso e como tratar devidamente as madeixas.

    COMO CUIDAR DO CABELO POROSO

    Cabelo poroso pode assustar no inicio mas sempre existe uma maneira correta de tratar e identificar qual o melhor para o seu cabelo.

    O QUE É POROSIDADE CAPILAR?

    porosidade capilar é definida pela proporção da abertura das cutículas do fio do cabelo. Ou seja, quanto mais abertas estiverem as cutículas, menos nutrientes ficam nos fios. No entanto, se as cutículas estiverem bem fechadas, os nutrientes também não serão absorvidos.

    EXISTE NÍVEIS DE POROSIDADE?

    Existe três tipos de porosidade capilar: baixa, média e alta. O mais importante é saber identificar cada nível, para daí saber os tratamentos, como hidratação, nutrição ou reconstrução, que o cabelo precisa receber.

    COMO CUIDAR DO CABELO POROSO
    POROSIDADE BAIXA

    Quando as cutículas estão bem fechadas, ficando bem mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento.

    POROSIDADE MÉDIA

    Nesse nível as cutículas estão meio abertas, absorvendo a água e os tratamentos facilmente. Podemos dizer que é o cabelo saudável.

    POROSIDADE ALTA

    Aqui as cutículas estão muito abertas, ou seja, ou fios ressecados, com frizz e até quebradiços. Esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente, porém, perde com mais facilidade.

    O QUE CAUSA UM CABELO POROSO?

    Com certeza um dos processos mais severos para um cabelo é a descoloração. A descoloração precisa abrir as cutículas dos cabelos para retirar o pigmento que está no córtex, por isso causa muitos danos, pois modifica a estrutura capilar. Essa pode ser uma causa para porosidade capilar, mas não somente ela é responsável.

    COMO CUIDAR DO CABELO POROSO

    Não ter uma rotina de cuidados pode ocasionar no surgimento de diversos problemas, como queda, caspa, fios quebradiços, mal cheiro, entre outros. Processos do dia a dia realizados incorretamente podem aumentar a porosidade dos cabelos, como o uso da chapinha, secadores, lavagem com shampoos com sulfatos muito fortes, e por aí vai.

    COMO SABER SE O CABELO ESTÁ POROSO

    Para fazer o teste é preciso que seu cabelo seja lavado apenas com shampoo e condicionador. E em um copo com água, coloque alguns fios do cabelo e deixando por 10 minutos. Passados os 10 minutos você pode saber qual seu nível de porosidade.

    COMO CUIDAR DO CABELO POROSO

    Fio afundou: As cutículas estão abertas, então o fio não consegue absorver a umidade e os nutrientes, ficando áspero, ressecado, sem brilho e quebradiço.

    Fio ficou no meio do copo: A porosidade do cabelo esta considerada normal neste nível, porque ele consegue absorver as substancias necessárias para mantê-lo saudável.

    Fio boiou e ficou na parte de cima do copo: Aqui o fio tem dificuldade de absorver água e os nutrientes.

    Não precisa arrancar os fios da cabeça, pegue alguns fios que estão na escova e faça o teste.

    COMO TRATAR UM CABELO POROSO?

    Para manter a porosidade dos fios boa, é essencial que você crie uma rotina semanal de tratamentos. Enquanto for bem cuidado, as escamas ficam mais alinhadas, a porosidade diminui e os cabelos ficam mais brilhantes. Em resumo faça um CRONOGRAMA CAPILAR.

    MELHOR RECEITA CASEIRA PARA CABELO POROSO

    Essa receita caseira que vai acabar com ressecamento dos fios, estimular o crescimento capilar e acabar com pontas duplas. Além de ajudar a engrossar fios finos dando aquela turbinada nas madeixas.


    VEJA TAMBÉM

    Agora que você já entendeu como é um cabelo poroso, que tal aprender mais sobre a estrutura capilar? Acesse o link abaixo e descubra.

    TIPOS DE CABELO: GUIA PRÁTICO

    AGORA É SUA VEZ: QUAL SUA MAIOR DÚVIDA COM OS CABELOS?

    VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
    Temos um grupo do FalaDantas no F00acebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

    1. Nathália Cabral ago 30, 2018

      Acabei de descolorir as pontas do meu cabelo, portanto, acho muito interassante saber sobre a porosidade dos meus fios. Com certeza farei o teste, assim vou saber o que o meu cabelo mais precisa. ❤