Novo ideal masculino exige barriga ‘tanquinho’ e nada de muitos músculos.
Todos sabemos que as mulheres adoram um tanquinho com abdominal definido, agora, o bom é ser sarado, porém, sem exageros. Isso na minha opinião é explicado pelo fato de quem cuida da aparência cuida da saúde, e as mulheres são lindas e inteligentes o bastante para querer alguém saudável e forte do seu lado apara protegê-la. Às vésperas do verão, e em meio à louca busca da “forma ideal” segue aqui algumas dicas para você ter um abdominal mais rígido e arrancar suspiros do mulherio.
Já era a idéia do “shape” megamusculoso, conquistado à base de malhação pesada, suplementos e, em alguns casos, anabolizantes, “ficar gigante já está ultrapassado. Os homens buscam o perfil que está na passarela da moda, no cinema ena TV, nunca se cogitou homem marombado no mundo fashion, o músculo não pode marcar a roupa.
Um bom treino para “tincar o abdômen é o treinamento funcional chamado de CORE que é a força central do corpo, muito usado por atletas de alto rendimento.
O Core é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar.
Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. Tudo isto acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de diferentes movimentos.
Os homens, quando engordam, tendem a aumentar a quantidade de gordura em redor da cintura, com predominância acima do umbigo, formando o famoso “pneu”, sobrecarregando ainda mais a região lombar, principalmente quando os músculos do core, particularmente os profundos estão enfraquecidos.
Por todas estas razões é fundamental que seja dada uma atenção especial aos músculos desta região.
As novas pesquisas mostram que alguns músculos localizados nesta região do corpo, particularmente os internos do tronco na estabilização da coluna, (em particular o transverso do abdominal, multifídos e rotadores da região lombar), estes músculos profundos contribuem para o suporte da coluna vertebral, manutenção da rigidez e produção dos movimentos mais finos, sendo essenciais na própria função e controle da região lombar.
Isto significa que fazer os exercícios abdominais tradicionais, flexão do tronco sobre a anca, com as mãos na nuca, e suas variações, acentua o fortalecimento da musculatura superficial, ou seja, do Grande Recto e os Oblíquos.
Perante estas evidências, para prevenir dores na coluna, fortalecer os músculos que dão sustentação à coluna lombar, é importante iniciar um treino utilizando exercícios isométricos (estáticos) que destacam o desenvolvimento da estabilidade e força dos músculos citados.
Os exercícios denominados em “prancha”, realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no início do treino para, primeiro, fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região do core e, a partir daí, incluir exercícios para aumentar a força e posteriormente a potência do core.
Esta é a nova recomendação para o treino equilibrado da região mais importante do corpo sob o ponto de vista funcional.
Abaixo um vídeo de treino abdominal tradicional para quem já está na bruxa e no nível avançado.
Tiago Pereira – Nasceu em Salvador- BA,Sócio diretor da empresa Tpa Comunicação,é publicitário, músico, compositor,e atleta amador.Fala Inglês fluente.“Pratico corrida todos os dias da semana, adoro praia”.
Quer ler o post completo ? Venha ao Fala,Dantas e
me diga o que achou!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.