Você entra no blog de maquiagem e encontra um tutorial desengonçado, com um batom mal passado e um blush exagerado. Decide mudar de página e se depara com uma página de moda, onde uma foto tremida expõe uma pessoa que passa longe das modelos das passarelas usando uma roupa que não é digna de foto, tão pouco de uso. Cansa das futilidades e muda para um blog sobre livros onde encontra uma resenha com tantos erros de português que agridem até o mais inculto olhar.
O que você faz?
A maioria das pessoas não pensa duas vezes. No vlog de maquiagem, deixa um comentário mandando a menina fazer um curso e aprender a passar batom – e manda o link para todas as amigas do face. No blog de moda, ri da pobreza da aprendiz de modelo e descobre ali dicas de roupas que não pretende comprar – e como é uma garota magrinha, acaba aproveitando o delicioso anonimato para mandá-la emagrecer e tomar um sol: ha ha ha. No blog de livros corrige todas palavras erradas e manda aquele pseudo leitor ler um dicionário na próxima escolha, e reproduz no face as palavras erradas para seus amigos curtirem…
O que você não sabe?
Que a blogueira de maquiagem precisa trabalhar um dia inteiro para juntar dinheiro e pagar as contas no final do mês – torcendo para sobrar uns trocados e comprar aquele lindo batom que está na moda. Que a blogueira de moda é a pessoa mais tímida da sala de aula e descobriu no blog um espaço para aprender a se amar e ser amada pelos outros. Que o blogueiro de livros teve um estudo precário nas precárias salas de aula desse país, e que escrever com aqueles erros é ainda o melhor que ele aprendeu a fazer…
É fácil julgar o batom do outro, a roupa do outro, o erro do outro, quando você não conhece o outro, o outro todo. Tudo o que temos e somos é sempre melhor quando estamos na nossa zona de conforto apontando o dedo para quem não somos e é diferente de nós…
E o que você é?
Você é menos, bem menos do que os blogueiros de quem você ri. Não porque eles sejam melhores do que você – que sabe passar batom, que usa roupas caras e não comete erros de português.
Mas porque você é aquele que nenhum de nós quer ser.
Quer ler o post completo ? Venha ao Fala,Dantas e
me diga o que achou!