• 27 de agosto de 2019 --------------- Deixe um comentário

    Chegou a hora de você conseguir parceria para o seu blog e ganhar confiança para entrar em contato com as marcas de maneira profissional. Não existe uma fórmula mágica e nem receita de bolo, mas neste post vou lhe ensinar.

    PARCERIA PRA SEU BLOG

    FOTO: RAPHAEL MULLER | AG. A TARDE

    Com a quantidade de criadores de conteúdo é comum encontrar blogueiras que estão passando por dificuldades para conseguir parcerias.

    É preciso entender que as marcas não possuem tempo suficiente para conhecer todos os criadores de conteúdo do mercado. Por isso é essencial aprender a apresentar o seu trabalho e atrair a atenção das empresas certas para você.

    QUANDO FECHAR PARCERIA?

    As marcas certamente iram fechar parcerias com blogs com o qual acreditam que irão conseguir obter bons resultados. Ou seja, objetivo de uma parceria é criar um relacionamento benéfico para ambos os lados.

    Antes de entrar em contato com as marcas certifique-se que seu conteúdo é excelente, um bom texto, possuir um layout organizado e responsivo, e além disso utilizar as técnicas de SEO.

    Outro ponto que ainda pode vogar muito na hora de fechar parcerias é o número de seguidores e interação com o público. Atualmente o Instagram retirou o número de likes direto da visualização do público, somente o proprietário da conta consegue ver a quantidade de likes recebidos na foto.

    Além dessa forma de captação, o Instagram liberou para contas comerciais com o número de seguidores acima de 10 mil uma ferramenta que possibilita o compartilhamento de links. Dessa forma o criador de conteúdo pode compartilhar links de outras plataformas e dos parceiros.

    TIPOS DE PARCERIAS MAIS COMUNS

    Analisando tudo o que foi dito acima é bom você entender os tipos de parcerias que as marcas podem propor a você. Essa proposta pode ser feita de forma direta vindo da empresa ou através do seu contato prévio através do seu mídia kit.

    Envio de produtos: Conhecido por muitos como permuta, o envio de produtos é o tipo de parceria mais comum entre as blogueiras que estão começando. As empresas vão enviar produtos ou o serviço em troca de resenha no blog ou plataforma que você tenha mais força.

    Sorteios: É o tipo de parceria onde os seus leitores poderão concorrer a prêmios através de algumas condições. Por exemplo: seguir o seu perfil e o da marca no Instagram e indicar amigos nos comentários.

    Publipost: A empresa irá pagar para que você escreva sobre eles, seja através de resenhas de produtos ou serviço.

    Banners: Alguma empresa propõe parcerias através de anúncios laterais, que ficará no ar apenas por um tempo determinado. Essa forma de propaganda é mais comum em blog.

    Afiliação: Aqui já podemos ver o dinheiro entrando na conta. O Marketing de afiliados é um tipo de parceria remunerada, seja através de comissão fixa ou variável. Ou seja, o famigerado cupom de desconto da blogueira.

    Mas vale lembrar que é essencial sinalizar a publicidade. Usando a #publi, #ad ou a ferramenta disponibilizada pela plataforma que será publicado. No caso do Instragram e YouTube existe uma ferramenta própria.

    QUANTO DEVO COBRAR NUMA PARCERIA?

    Apesar de não existir uma regra de valor, minha sugestão é cobrar com base nas suas métricas. Essa é uma pergunta que normalmente recebo. Já houve situações onde empresas entraram em contato e se recusaram a fechar conosco por encontra quem cobra-se mais barato.

    Pouco tempo depois a empresa que fechou com alguém mais barato, visando apenas o valor. Retornou o contato conosco e fechou parceria pagando o nosso preço porque o contrato anterior não rendeu o esperado. Ou seja, além de saber o valor que você tem através de suas métricas é importante você entender o seu poder de venda com o público.

    Além disto, leve em conta quanto tempo você levará para terminar o seu trabalho, e em quais plataformas será a publicidade. Crie pacotes de preços conforme suas métricas e o número de publicações a serem feitas. Se a parceria for em sua plataforma mais forte, o valor precisa ser nivelado conforme essa potência.


    VEJA TAMBÉM

    Como conseguir parcerias para seu blog

    LAYOUT, DOMÍNIO e HOSPEDAGEM pra blogs: TUDO SOBRE

    AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

    Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
    Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL