Blog baiano de beleza, moda e estilo de vida

O cronograma capilar é um calendário para cuidados capilares que intercala hidratação, nutrição e reconstrução. Mas nem todo mundo sabe como fazer o cronograma capilar e fica todo perdido em meio a tanto produto e variações de receitas. Por isso, este poste vai te ajudar a montar o seu cronograma e a entender as necessidades do seu cabelo.

Como fazer cronograma capilar?

Nesse post você vai aprender a montar o seu cronograma e indicações das melhores receitas para cada etapa. Portanto, pegue papel e caneta porque chegou a hora de ter seu próprio cronograma personalizado.

Existe uma agenda oficial, onde você lava o cabelo 3x por semana e a cada duas hidratações você faz uma nutrição ou reconstrução. Mas se você não tem esse tempo? E se seu cabelo precisa ser lavado mais ou menos vezes?

Enfim, cada cabelo e cada rotina precisa ser planejada e adaptada para que os cuidados sejam feitos conforme a necessidade do cabelo.

Qual é o papel do cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma ferramenta indispensável para quem quer conquistar cabelos mais saudáveis. O cronograma alia diferentes tratamentos específicos que colaboram para a saúde e beleza do fio, mantendo-as hidratadas e nutridas.

Quais as etapas?

  • A nutrição: Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, mantendo as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.
  • A hidratação: responsável pro repor a água natural que garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.
  • A reconstrução: devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado. É a salvadora dos fios quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc.

Como fazer o cronograma capilar

Agora que você já sabe a importância de cada passo do cronograma capilar, vamos meter a mão na massa e criar um que atenda a sua necessidade com vase nessas informações.

1º Passo: identifique o que seu cabelo precisa

Como fazer cronograma capilar?

Se seu cabelo estiver com falta de movimento e áspero ao toque, ele precisa de mais sessões de hidratação. Se ele embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem brilho, ele precisa de mais etapas de nutrição. Já se ele tiver quebradiço, passou por algum processo químico e com menos densidade, é hora de investir na reconstrução.

2º Passo: escolha os produtos corretos

Hidratação, é essencial que a máscara utilizada seja formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios: Vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina e algas marinhas.

Nutrição, prefira as fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas: Ácidos graxos, vitaminas A e E, Ômegas 3, 6 e 9, óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva e ceramidas.

Reconstrução, invista nas máscaras com proteínas e aminoácidos: Queratina, sericina, proteínas vegetais, peptídeos e o ácido lático.

3º Passo: faça uma agenda mensal de tratamento

Pegue uma agenda, um pedaço de papel ou até mesmo o bloco de notas do celular, programe o dia de lavagem, a etapa e pontue até quais produtos irá usar. A única coisa que é regra para todos os objetivos é sempre comece pela hidratação.

No entanto, se seu cabelo está saudável e seu cronograma é apenas de manutenção, um cronograma capilar tradicional que estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês é o suficiente. Conforme a necessidade do seu fio, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

Além disso, é muito importante fazer uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios. Porém, para cabelos profundamente fragilizados, faça a reconstrução, no máximo, a cada 15 dias. Essa etapa se feita muitas vezes, os fios ficarão muito enrijecidos e podem ficar propícios a quebra.

COMPRE AQUI:


VEJA TAMBÉM

E aí, gostou do post? Certamente sim! Se ficou alguma dúvida deixa aqui nos comentários, caso eu não saiba responder, alguém aqui da nossa comunidade com certeza vai! Se acaso quiser saber mais sobre dicas capilares acesse:

AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

Me segue no Instagram @faladantasPinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Me siga também no Instagram do apê @dantasdecasa tô postando diário da obra por lá e muita dica boa sobre essa vida adulta. Temos um grupo do FalaDantas no Telegram onde tiro dúvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!

CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

Materiais exclusivos para Download

 

Nome do Material

 

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

Como crescer
no instagram
FALA DANTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DESENVOLVIDO POR SUSAN MOVE