Olá, pessoal! Chamo-me Juliana e sou blogueira do Livros e Flores. Vi um postaqui no blog da Jéssica sobre o curdo Design de Moda e me empolguei tanto que resolvi me voluntariar e falar um pouquinho do meu curso – Direito – a fim de esclarecer algumas dúvidas e dar aquela ajuda a quem tem dúvidas e curiosidade sobre o curso! Vamos ao que interessa?! 😀
– Por que escolheu este curso?
Quando eu estava no Ensino Médio estava em dúvida entre dois cursos: Arquitetura & Urbanismo e Direito. Eu queria mesmo era passar no curso de Direito, pois ambos meus pais são formados no curso. Isso significa que cresci em meio ao mundo jurídico e isso, involuntariamente, tornou-se parte de mim. Fiquei muito perto de passar em Direito, mas infelizmente não fui selecionada. Porém, passei no curso de Arquitetura e Urbanismo e lá fui eu me aventurar por um mundo totalmente desconhecido! Completei o primeiro ano do curso e larguei-o. Não que eu não tenha gostado do curso… Nada disso! Pelo contrário: o curso é maravilhoso e super divertido! Eu apenas não me via como arquiteta no futuro. Eu queria mesmo era Direito. Logo que parei de cursar Arquitetura, dediquei-me, estudei e passei no curso que eu queria, na faculdade que eu queria. Felicidade total, né gente?! Escolhi Direito porque sempre foi um curso que me fascinou e eu sempre gostei muito de ler e escrever.
– O que está achando do curso?
Estou achando o curso demais! Estou apaixonada por ele! Como eu disse, sempre gostei muito de ler e escrever e o curso de Direito exige muito isso do acadêmico. Não vá achando que você vai se livrar de cálculos se cursar Direito. Temos disciplinas de várias áreas, incluindo exatas. A maioria do conteúdo é teórico, porém, algumas universidades levam os alunos à audiências, cadeias, delegacias… O que é muito bacana, pois desse modo já dá pra ter uma ideia da profissão. Outro ponto super positivo do curso é que ele tem um leque muito grande de opções de profissões. O curso está se encaixando totalmente nas minhas expectativas! Você enxerga o mundo com outros olhos depois que começa a cursar Direito.
– O que espera do curso e da profissão?
O curso de Direito procura não somente formar profissionais, mas sim cidadãos. Pessoas de bem, com discernimento suficiente para serem capazes de contribuir positivamente com a vida em sociedade. Então, espero que isso realmente aconteça. Não só comigo, mas com meus colegas de turma também. Espero também que sejamos capazes de lutar pelos direitos inerentes a cada um de nós e que possamos concretizar toda essa beleza que o ordenamento jurídico brasileiro traz.
– Se não fizesse esse curso, qual faria?
Como eu disse anteriormente, queria muito fazer Arquitetura & Urbanismo. Mas não é um curso que eu me vejo atuando na profissão. Eu terminaria o curso mais por hobbie, para ter conhecimento pessoal. Não sei o que eu faria além de Direito… rsrs
Quem gosta de ler, escrever, de falar e se expressar com certeza vai amar muito o curso de Direito! Minha dica é: se joga! Não tenha medo. Tudo parece muito assustador no início. Palavras difíceis, vocabulário rebuscado, situações improváveis de resolver e muito jogo de cintura podem causar um certo medo em algumas pessoas. Mas isso passa! No segundo semestre do curso você já acostumado com essas coisas e lá pelo terceiro você já estará craque na maioria desses itens. O curso de Direito exige estudo constante, pois o Direito é dinâmico, ou seja, muda de acordo com a sociedade. O curso de Direito é apaixonante! É um curso para levar para a vida e que te torna mais humano.
E-mail: livroseflores@outlook.com.br
Você gostou deste post sobre cursos de faculdade? Veja os outros posts da série. Seu curso ainda não foi falado? Me manda um e-mail para contato@faladantas.com respondendo as perguntas respondidas acima, neste post.
Quer ler o post completo ? Venha ao Fala,Dantas e
me diga o que achou!