Blog baiano de beleza, moda e estilo de vida

10 FILMES COM PROTAGONISMO FEMININO PARA VOCÊ VER

Com o sucesso de Capitã Marvel é certo que a Marvel Studios e outras produtoras se sintam disposta a apostar mais em mulheres como protagonistas de suas histórias. Portanto, separei para você dez filmes com protagonismo feminino para você assistir. Afinal precisamos falar sobre feminismo e nesse momento falaremos sobre FEMINISMO NO CINEMA!

Desde 2017, o movimento #MeToo trouxe para os holofotes várias questões. Por exemplo, a diferença de salário entre homens e mulheres, a falta de protagonismo feminino em filmes com orçamentos exorbitantes. Dessa forma confira agora os filmes que abordam o feminismo no cinema de alguma forma.

FEMINISMO NO CINEMA: FILMES QUE DIALOGAM COM O FEMINISMO

Capitã Marvel – 7 de março

Certamente Capitã Marvel está para 2019 como Mulher-Maravilha estava para 2017. Trazendo para o público feminino mais representatividade nos cinemas.

Estrelado por Brie Larson e dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, o longa conta a história da alter ego de Carol Danvers, piloto de avião que sofre uma mutação e desenvolve superpoderes.

Capitã Marvel teve uma breve participação por base de sugestão no último filme da saga Vingadores. Após uma tempestade de areia o simbolo da heroína é visto em um artefato antigo e deixou os fãs enlouquecidos.

Logo depois da sua estreia o filme já quebrou recordes de bilheteria e arrancou boas criticas. Além disso traz para o público feminino mais uma heroína para amar nos cinemas.

Suprema – 14 de março

O filme é perfeito para uma reunião só das garotas, ou seja, cata as amigas tudo e vamos pro cinema. Baseado em fatos reais, conhecemos a história de Ruth Bader Ginsburg ,Felicity Jones, uma das primeiras mulheres a entrar para a Suprema Corte Norte-Americana e advogar em prol da igualdade de gêneros.

Megarrromântico ‘(2019, Netflix)

Embora não pareça muito, essa comédia tem um discurso direto com o auto-boicote feminino. Rebel Wilson interpreta Natalie, uma mulher que desde pequena foi ensinada a aceitar que mulheres como ela – gordas – não têm direito a sequer sonhar com um final feliz.

Eventualmente, Natalie se torna uma jovem com profundos problemas de autoestima. Sem dúvida é um filme divertido, mas que também emociona, faz refletir e cutuca nossa mente a respeito do nosso corpo.

Aves de Rapina (DC) – 2020

A princípio, a Warner teria anunciado a produção das anti-heroínas Sereias de Gotham (Arlequina, Mulher Gato e Hera Venenosa). No entanto o grupo de heroínas vai ser visto no cinema, por conta dos arcos interessantes das HQ’s e pelo apreço pelo publico.

O projeto das anti-heroínas foi substituído pelas Aves e embora a Arlequina não faça parte do time, Margot Robbie está confirmada no elenco. A  produção já foi iniciada e o projeto prevê a estreia em 2020.

Além de Capitã Marvel e Aves de Rapina, outros longas do universo geek foram confirmados, Batgirl também da DC e Viúva Negra da Marvel.

The Goldfinch – Outubro de 2019

O romance homônimo de Donna Tartt, e vencedor do Pulitzer na categoria de ficção em 2014, ganhará as telonas nas mãos de John Crowley. O longa contará a história do jovem Theo (Ansel Elgort), que perde sua mãe em um ataque terrorista ao Metropolitan Museum of Art.

Depois de viver um tempo em Nova York com parentes bem de vida, seu pai aparece com uma namorada e o leva para Las Vegas. A partir daí as incansáveis aventuras de Theo são acompanhadas de mulheres inspiradoras, interpretadas por  Nicole Kidman, Sarah Paulson e Ashleigh Cummings.

The Goldfinch é produzidor por Nina Jacobson, ex-executiva da Disney e responsável por filmes como Jogos Vorazes One Day, e as séries American Crime Story: O povo contra OJ Simpson e Crazy Rich asiáticos. Dá pra imaginar como esse filme promete ser bom né?!

FEMINISMO NO CINEMA: FILMES EXTRAS PARA ASSISTIR COM UM TOQUE DE FEMINISMO

Três anúncios para um crime – 2017

Depois de ter sua filha estuprada e assassinada, Mildred (Frances McDormand) se incomoda ao perceber que a polícia local não encontrou o culpado. Assim, decide fazer justiça com as próprias mão, comprando uma briga pessoal com o homem mais respeitado da cidade. Isso te lembra algo?

Vencedor do Globo de Ouro de melhor drama, roteiro, ator coadjuvante (Sam Rockwell) e atriz (McDormand)também foi indicado ao Oscar levando os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvante.

Frida – 2002

Dirigido por Julie Taymor, Frida Kahlo foi uma das artistas mais influente e aclamada da história mexicana. Além de se tornar grande simbolo para o feminismo no cinema no mundo inteiro.

O longa conta a biografia da artista, mostrando as peculiaridades da sua arte, assim como a sua vida íntima ao lado do seu marido, Diego Rivera, e seus casos controversos com Trotsky e outras mulheres.

Mulan – 1998

Quem não assistiu Mulan na infância, precisa fazer isso logo! A animação conta a história de uma jovem que vive na China no período em que os Mongóis a invadem.

O Imperador como de costume pede a que cada família ceda o homem para entrar em guerra. Com o pai já idoso, Mulan fica preocupada com o destino dele, decide pegar a armadura do pai e ir em seu lugar para a guerra, disfarçada de homem.

Certamente foi um dos momentos mais diferentes já vividos no mundo da animação. E se puxarmos um pouco da nossa memoria e olharmos para o nosso passado. Mulan não te faz Lembrar de Maria Quitéria?

Direção: Tony Bancroft e Barry Cook

Colette (2018,  NOW  e Amazon Prime)

Estrelado por Keira Knightley, o longa percorre a vida da escritora francesa Sidonie-Gabrielle Collete, que, ao casar-se com o  também escritor e oportunista Willy (Dominic West), conhece a boemia do mundo artístico da Paris dos anos 1920.

A escritora interage no mundo dos homens de igual para igual, o que os apavora. Aos poucos Collete começa a rascunhar suas primeiras histórias, baseadas em suas vivências como mulher. Passando a fazer muito sucesso,  mas infelizmente quem assina os livros é seu marido.

Baseado numa história real, o filme retrata a luta de Collete em reaver os direitos de sua obra, intitulada ‘Chéri’, e de obter o respeito do meio artístico predominantemente masculino.

As Sufragistas (2015, Studio Universal)

Embora pareça estranha, a palavra ‘sufragista’ está designada as mulheres que lutaram pelo direito ao voto. Visto que o atual cenário brasileiro não anda tão bom assim, esse filme, que é baseado em fatos reais precisa ser visto.

Em Sufragista, conhecemos um grupo de mulheres que sofrem nas fábricas, onde trabalham trabalhando até a exaustão. Aos poucos elas tomam conhecimento de um grupo oculto que está se rebelando para exigir do governo a igualdade dos direitos entre homens e mulheres.

O feminismo no cinema vai auxiliando a luta diária do feminismo e trás para as novas gerações mais representatividade.

COMPRE AQUI:


VEJA TAMBÉM

AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

Materiais exclusivos para Download

 

Nome do Material

 

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

Como crescer
no instagram
FALA DANTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DESENVOLVIDO POR SUSAN MOVE