Blog baiano de beleza, moda e estilo de vida

COMO PASSAR PELA TRANSIÇÃO CAPILAR

Ê mulher! Hoje vou trazer para vocês a história da Kleide Naira, que passou por um processo de aceitação e valorização do seu tipo de cabelo e até o seu Big Chop (BC). Uma transição capilar difícil e cheia de altos e baixos. Vem conferir!

 

MINHA HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO CAPILAR

Oie amore! Sou a Kleide Naira, tenho 23 anos e resido em Salvador-BA.
Vamos lá para Minha História Capilar?

Então, sempre fui daquelas que usava aquelas fraldas de pano no cabelo (sim, usava haha), para me senti com cabelo grande e que tivesse balanço (só no imaginário mesmo rsrs). Sempre reconheci meu cabelo como ruim, só andava de tranças feitas pela minha mãe e já estava cansada disso.

Aos 11 anos, em 2006 eu alisei meu cabelo com guanidina em um salão e a partir dali, eu me senti melhor, porque meu cabelo tinha balanço e estava liso. Era bem chato as vezes ter que sempre está pranchando o cabelo, mas para manter ele liso tinha que fazer isso e alisar a raiz a cada 3 meses.

TRANSIÇÃO CAPILAR: Kleide Naira e o seu processo
TODAS AS FAZES DA MINHA TRANSIÇÃO CAPILAR

No fundo eu achava aqueles cabelos cacheados e com volume muito bonito e depois de alguns anos, procurei saber da minha cabeleireira se meu cabelo poderia ficar cacheado (outro salão) e ela disse que sim.

Segundo a cabeleireira, isso só seria possível se eu aplicasse no meu cabelo amônia e colocasse bigudinhos* (famoso permanente). Mas para usar essa outra química, eu precisaria deixar de usar guanidina e para o cabelo enrolar melhor.

Teria que ficar 6 meses sem dar química no cabelo. Sendo assim, passei por uma Transição Capilar em 2011 (mais ou menos) e nem sabia. Nossa como esse período foi ruim! Meu cabelo estava muito ressecado, horrível de se pentear e eu não tinha ideia de como cuidar dele.

TRANSIÇÃO CAPILAR: Kleide Naira e o seu processo

Passei por esses 6 meses e após isso fui ao salão dar o permanente, porém fiquei com várias pontas alisadas por conta da guanidina. Tive que cortar, fiquei com o cabelo super curto, e agora era só esperar crescer e sempre que tivesse 3 meses,  deveria voltar ao salão para alisar a raiz e enrolar com o bigudinho*. 

Enquanto usava amônia, intercalava com o permanente e escova/prancha. Confesso que já estava cansada disso tudo, mas a única solução que encontrava era de usar a amônia, porque adorava (e adoro) cabelo com volume e quando comecei a assistir vídeo sobre BC, transição, cabelo crespo (que nem sabia que existia).

Desde então, fui me encontrando sabe? Fui percebendo que o cabelo daquelas meninas eram naturais e eu pensei ”Será que o meu ficaria assim?; Será que meu cabelo natural é assim?”. Portanto, fui reparando na minha raiz e no cabelo que ali nascia. Eram cachinhos bem pequenos, mas que minha cabeleireira, ela dizia que é era ”nó”. Como pode isso?

DECIDI FAZER A TRANSIÇÃO CAPILAR

Em Agosto de 2015 eu decidi passar pela transição capilar, sendo que já tinha uns 3 meses sem alisar a raiz.

E essa foi uma das melhores decisões da minha vida.

TRANSIÇÃO CAPILAR antes e depois

Todo esse processo desde que alisei meu cabelo aos 11 anos, durou até meus 21 anos. Não me arrependo de ter alisado, pois aprendi muito com isso tudo e hoje tenho 1 ano e 11 meses de BC. Fiquei quase 10 meses em Transição Capilar e só cortei todas a parte alisada quando eu me senti preparada e quando eu quis mesmo. 

Agora percebo que sempre tive o cabelo que quis ter, mas por falta de informação, o escondi atrás de uma química. Eu me reconheci linda com o meu cabelo natural, sendo a minha maior inspiração.

Obs: Não tenho foto exatamente dos meus 11 anos, mas desde de lá que aliso. 

A TRANSIÇÃO CAPILAR MUDOU MINHA VIDA

Se me perguntarem: O que mudou na sua vida depois que você se aceitou?
R: Não diria que mudou, mas que me completou. Sempre me senti incompleta e era isso que faltava em mim. Reconhecer meu cabelo natural e assumir ele pra mim mesma, era o que faltava para me completar.

TRANSIÇÃO CAPILAR: Kleide Naira e o seu processo

 

Obrigada pela oportunidade de poder contar um pouco da minha história amores.
Me acompanhe no Instagram
kleidenairaXeruh!!
Att, Kleide Naira

Quero ver sua história e poder conta-la aqui no Fala Dantas. Mande sua história de superação de momentos difíceis, transição capilar, processo de aceitação, enfim, de tudo que se encaixe no #desafioempoderese para: seguidantas@gmail.com.

Não esquece de manda fotos relacionadas a esses situações, seu nome, cidade onde vive e suas redes sociais, caso queira divulga-las.

Ahhhh obrigada Kleide (a catalogada) por participar!

Gostaram do post? Qual o seu penteado favorito?
Me acompanhe no Instagram faladantas e no Facebook faladantasblog.

Fotografias: Acervo pessoal de Kleide Nara

Materiais exclusivos para Download

 

Nome do Material

 

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

Como crescer
no instagram
FALA DANTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DESENVOLVIDO POR SUSAN MOVE