• 27 de agosto de 2012 --------------- 2 Comentários
    Como disse nos outros posts dos meus dias no japao, aqui a rotina é certinha e agendada. Como temos poucos dias aqui o Sensei takenaga nos fez um cronograma bem corrido. 
    Desde que postei no facebook que estava em Dubai e depois japão, choveram as mil perguntas, mas a mais perguntada é ” o que você foi fazer ai ?” Como foi pra ai , quem pagou ? O que voce faz todos os dias ? Pronto, neste post vou xplicar um pouquinho desta viagem.Ou tentar.

     Continue lendo ….


    Todos os dias acordamos 05h da manhã para estar 05:30 no Templo Sagrado para fazer o “serviço” é o TSUTOME. Serviço, no Brasil seria correspondente á “missa” ou “culto” . Eles sempre fazem agradecimentos á o Deus-paréns ( Deus pai) que chamam de Tenri – ô – nomikoto.  Batei 4 palmas e fazem reverencia e fazem o “gestos das mãos” ( é como uma coreografia com as mão, com significando de pedindo limpeza da alma e salvaçao ) .

    Bom, eu não sou evangélica mas tenho tal criação. Não faço reverencia á outros deuses ( por mais que a historia deles sejam bem proximas da de jesus- vou explicar isso ja ja ) . Meu DEUS é Jesus  cristo, sem mais . Então, durante os serviços eu nao me reverencio,  fico sentada, acompanho em respeito, mas não me ajoelho ou me curvo. O “serviço” dura cerca de 1h e 30 min . Acaba por volta das 06 e  pouca e retornamos ao alojamento pra tomar café ás 07h que é quando servem no refeitório.

    As 09h retornamos ao templo, cerca de 15 minutos andando. O sol é infernal. Eu moro em Salvador bahia, e achava que lá era calor. Mas aqui até o vento é quente, você se abana e parece ta com secador ligado. Passa dos 35 ºC diariamente fácil fácil . No templo, 09:30 temos o BESSEKI para ouvir as preleções.

    BESSEKI : é o local onde ouvimos as palavras de Deus-paréns em jiba, Terra original e parental de toda a humanidade.
    PRELEÇOES : Onde ouve-se em detalhes sobre o objetivo da criação e a verdadeira forma de se viver dos seres humanos e a vida de Oyassama. Qualquer  pessoa cima de 17 anos pode frequentar e ouvem as mesmas palavras de toda a preleçao por 09 vezes ( por isso eu vou todos os dias ao templo e sempre digo que estou cansada, quando me perguntam no face).
    As preleções são ouvida identicamente, é o mesmo texto sem tirar nem por, por nove vezes. Segundo eles, para que se grave no espirito. Japonês acredita que você só aprende algo que repetiu por 9 vezes.

    Se eu for falar tudo da eligião aqui, vai virar biblia, entao procurei uns links no google :  Sobre a religião TENRIKYO. Quem é Oyassama ?

    To master estranha , mas ta valendo.
     Esta é a salinha onde ouvimos as preleções. Engraçado é que todo mundo dorme, e é permitido ! Eu me acabo de rir com os japas quase caindo do bando ( que é duro, doi a bunda e não tem recosto.Sofro.) Eu dormi na primeira vez , não aguentei. É chato as vezes. 

    farei isso duas  vezes por dia por nove vezes, mas  na segunda feira (dia 27 de agosto) acaba ai tem como uma “formatura’  uma cerimonia linda, vou vestir kimono e sandalinha de pau hahaha 😀

    Depois do Besseki da tarde ( fazemos dois : das 9 ás 10:30 e das 13:00 ás 14:30 ) fomos conhecer a Randori, é uma rua imeeeeensa com  lojinhas legais pra comprarmos coisinhas locais , essas coisas….O chato é que como estamos num grupo grande não da pra sair olhando os detalhes, loja por loja como nós mulheres amamos. Mas vamos lá sozinhos ( eu, Tamara e meu primo Lidson ) pra bater perna.
    Chocolates e doces japoneses

    E este é o quarto que eu durmo . Sim, como nos filmes, tem colchões que esticamos no chão pra dormir  e travesseirinhos . É fresco graças ao ar condicionado . 

    Então, respondendo á perguntas ” O que você foi fazer ai ? ”  Como eu disse no post ” Mãe, tô indo pro japao”  nem eu sabia ao certo. Agora, sei que vim para aprender a cultura e a religião Tenrikyo. Não sou  obrigada a me tornar fiel e me converter, isso é só se eu quiser . 
    Como voce  foi pra ai ? Pagou ?  Eu vim pela igreka tenrikyo que custeou toda a viagem, passagem e tudo mais. Eu trouxe um pouco de dinheiro em yen ( moeda local) e meu tio Pericles ( o que me levou pra califórnia ano passado) me ajuda aqui tambem. 
    Não vim fazer farra. o lugar é legal, mas a rotina puxada e bem diferente da que estou acostumada, cansa bastante e o calor infernal também não ajuda. 
    Bom, é isso ….em breve mais coisas sobre o japão 😀

    Respondendo comentários : Thiago- Eu nem reparei, desculpa. Mas acho que era os dois.

    contarei tudo aqui no blog e no Canal do Youtube , pois farei videos de lá 🙂 Então,se vocês quiserem embarcar comigo nessa é simples :

    •Assine a newsletter- Ai você recebe um resumo do post por e-mail pra sempre saber quando tem poste novo. CLIQUE AQUI pra inscrever-se.
    •Veja os videos – Só se inscrever no nosso canal AQUI, corre lá ^^

    •Acompanhe-me no Facebook : AQUI na Fanpage e AQUI no meu perfil pessoal.

    •Quer saber algo,mas é tímido(a)? Criei um Ask.fm , segue lá !

    Quer ler o post completo ? Venha ao Fala,Dantas e
    me diga o que achou!

    1. Adriana ago 28, 2012

      nossa nunca pensei q fosse tão quente ai… e os quartos..arg que saudades da cama fofinha!! bjs

    2. Luana maio 21, 2013

      Que magica a sua viagem =D Meu maior sonho é ir para o Japão tbm ( meu pai é japones, então fica mais facil ) kkk’ Tenho varios parentes no Japão. Eu amo esse Pais. Essa cultura é muito interessante para quem quiser conhecer 😉 Espero que vc tenha gostado de comer sushi e outras coisitas mas kkkk’
      Obs: As balas dai são muito Boas Haha’

      http://purpurinaseflores.blogspot.com.br/

    Instagram @faladantas

    Instagram did not return a 200.