Escova, chapinha, exposição ao sol sem proteção e procedimentos químicos acabam danificando o cabelo. Para ajudar na recuperação do cabelo, a cauterização capilar é o procedimento mais indicado.
Existe um mito entre as cacheadas de que a cauterização pode alisar os cachos. Mas será que realmente isso é verdade? Acontece que apesar de serem quase sempre mais fortes, os fios cacheados precisam sim de reconstrução. Sim, a cauterização é um dos procedimentos que podem compor a etapa de reconstrução do seu cronograma.
O QUE É A CAUTERIZAÇÃO CAPILAR?
Certamente vocês já conhecem o que é um cronograma capilar, então vamos focar apenas no que é a cauterização. O procedimento nada mais é que um tratamento que repõe a proteína perdida pelos fios, a chamada queratina. Dessa forma, o fio recupera suas fibras, elasticidade e a massa capilar dos fios que estão danificados.
COMO FAZER PARA REPOR A MASSA CAPILAR?
Fazer o tratamento é bem simples. Comece com a aplicação de um produto para abrir a cutícula dos fios, normalmente um shampoo de limpeza profunda, depois a queratina líquida é aplicada. Vale lembra que a queratina líquida não alisa os cachos, mas requer uma atenção maior.
Isso porque o produto repõe a proteína dos fios a ponto de deixá-los tão maleáveis que dá a impressão que estão mais lisos. Mas pode ficar tranquila que é temporário! Outro ponto a ser ressaltado é que o efeito contrário também pode acontecer, ou seja, o fio por enrijecer de tanta proteína.
Todo procedimento deve ser efeito apenas se o cabelo realmente estiver precisando dele. Portanto é sempre bom identificar os sinais que o cabelo demostra e depois escolher o tratamento adequado para ele.
COMO FAZER CAUTERIZAÇÃO NO CABELO CACHEADO?
Diferente do tradicional, a cauterização nos fios crespos e cacheados não precisam ser “selados com escova e chapinha”. Basta seguir o passo a passo abaixo corretamente para salvar seus cabelos. Confira!
1º passo: após lavar as madeixas com o shampoo sem sal e que limpe profundamente, borrife a queratina líquida em todo o comprimento e pontas, deixando agir por 10 minutos ou conforme indicado pela marca.
2º passo: depois do tempo de pausa, e sem tirar a queratina, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência nos seus cabelos, enluvando cada mecha. Deixe agir por mais 3 ou 5 minutos.
3º passo: Retire todo o produto, sem deixar nenhum resíduo, e finalize como de costume.
VEJA TAMBÉM
Se acaso quiser saber mais sobre reconstrução capilar acesse e confira:
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL
Por Cíntia de Souza