Blog baiano de beleza, moda e estilo de vida

Navegar online é muito gostoso, especialmente para as crianças. Mas será que é possível ter uma internet segura? Até que ponto podemos confiar? Descubra aqui!

A internet é um ambiente que fascina as crianças, afinal, é bastante divertido e permite fazer muitas coisas legais. Entre elas, conversar com os amigos, ouvir músicas, assistir filmes e séries, jogar e outras.

Porém, até que ponto a internet pode ser confiável? É possível contar com uma internet segura? Esses e outros questionamentos são bastante comuns entre os responsáveis por crianças.

A boa notícia é que existem diferentes formas de proteger as crianças no mundo virtual e uma delas é por meio do controle dos pais. Saiba mais sobre o assunto e descubra ainda outras formas de proteger os pequenos no mundo online!

Internet segura para crianças é possível?

Como deixar a internet segura para crianças

São muitos os perigos que cercam as crianças, especialmente com a facilidade de se navegar online. Porém, é possível contar com muitas ferramentas para permitir que os pequenos naveguem tranquilamente na internet.

Veja aqui como deixar a internet segura para as crianças, com algumas dicas de proteção!

  1. Restrinja vídeos no YouTube

Assistir vídeos online é muito gostoso e as crianças são os principais usuários da rede social. Para não ter problemas e tornar a experiência do seu filho segura, ative o “Modo de Segurança”. Ela reduz o risco de ele acessar conteúdo adulto.

  1. Fique por perto

Se o seu filho costuma jogar no celular, ver vídeos, entre outros, esteja sempre por perto a fim de ouvir o dispositivo. Dessa forma, você conseguirá controlar o que ele “faz” na internet. Caso utilize o computador ou notebook, considere deixar em uma área comum. Assim você verá o que ele está fazendo online.

  1. Adicione sites como favoritos

É bem comum que as crianças acessem sempre determinados sites. Você pode aproveitar e facilitar o acesso, adicionando as páginas em “Favoritos”. Isso reduz a navegação e o risco de que seu filho acesse páginas inapropriadas.

  1. Filtre o acesso nos smartphones

Aparelhos de celular contam com ferramentas de controle dos pais. O Android, por exemplo, permite configurar o Google Play, bloqueando aplicativos. Para isso, os pais devem selecionar “Configurações” e após “Filtragem de Conteúdo”. Em seguida, escolher os apps que vai ou não deixar com acesso disponível.

  1. Bloqueie sites indesejados

Você pode bloquear sites indesejados, acessando “Ferramentas” e, em seguida, “Opções da Internet”. Após, selecione “Conteúdo” e clique em “Habilitar”. Vai abrir outra janela para você bloquear sites indesejados. Outra forma bastante comum é habilitar o “Controle de Pais”.

  1. Preserve a identidade nas redes sociais

Tanto os pais quanto os filhos devem ficar atento em preservar sua identidade nas redes sociais. É comum muitos pais postarem fotos dos filhos com uniforme escolar, de cursos e outros. Além disso, as redes sociais estão disponíveis para maiores de 12 anos, em sua maioria.

Portanto, não foram desenvolvidas para serem usadas por menores dessa faixa etária. Essa regra é para própria segurança das crianças e adolescentes, então, fique atento! Conte com aplicativos de monitoramento parental para garantir a navegação segura do seu filho. Assim, você saberá com quem ele fala, o que posta e comenta, aplicativos baixados, entre outros.

Internet segura para crianças é possível?
  1. Conte com aplicativo de controle parental

Contar com o controle parental diminui muito a preocupação dos pais. Muitos aplicativos permitem que os pais tenham acesso ao que os filhos fazem online, mesmo se eles apagarem a conversa e histórico de navegação. De acordo com um dos apps mais utilizados para monitoramento parental, Find My Kids, são muitas as funcionalidades disponíveis.

Entre elas, é possível ir além de verificar o histórico de navegação das crianças e adolescentes. Por meio desse aplicativo, por exemplo, é possível também ter a localização dos filhos em tempo real.

O app dispõe de uma cerca virtual geográfica, geofence, que avisa se o celular monitorado sair do limite estipulado. Ou seja, os apps de monitoramento parental oferecem funções uteis aos pais, permitindo assim, deixá-los mais tranquilos quanto a segurança dos filhos.

  1. Monitore o vídeo game

Os consoles de jogos também contam com o “Controle dos Pais”. Por meio dessa ferramenta é possível optar por quais os jogos estarão disponíveis e o tempo de conexão. Além disso, os pais podem restringir o uso da internet no próprio vídeo game.

Como você pode ver, existem muitas formas de garantir uma internet segura para crianças. E você, já utilizou algumas dessas opções?


VEJA TAMBÉM

AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

Materiais exclusivos para Download

 

Nome do Material

 

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

 

Nome do Material

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse ultrices gravida.

É grátis

Como crescer
no instagram
FALA DANTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DESENVOLVIDO POR SUSAN MOVE