Navegar online é muito gostoso, especialmente para as crianças. Mas será que é possível ter uma internet segura? Até que ponto podemos confiar? Descubra aqui!
A internet é um ambiente que fascina as crianças, afinal, é bastante divertido e permite fazer muitas coisas legais. Entre elas, conversar com os amigos, ouvir músicas, assistir filmes e séries, jogar e outras.
Porém, até que ponto a internet pode ser confiável? É possível contar com uma internet segura? Esses e outros questionamentos são bastante comuns entre os responsáveis por crianças.
A boa notícia é que existem diferentes formas de proteger as crianças no mundo virtual e uma delas é por meio do controle dos pais. Saiba mais sobre o assunto e descubra ainda outras formas de proteger os pequenos no mundo online!
Como deixar a internet segura para crianças
São muitos os perigos que cercam as crianças, especialmente com a facilidade de se navegar online. Porém, é possível contar com muitas ferramentas para permitir que os pequenos naveguem tranquilamente na internet.
Veja aqui como deixar a internet segura para as crianças, com algumas dicas de proteção!
-
Restrinja vídeos no YouTube
Assistir vídeos online é muito gostoso e as crianças são os principais usuários da rede social. Para não ter problemas e tornar a experiência do seu filho segura, ative o “Modo de Segurança”. Ela reduz o risco de ele acessar conteúdo adulto.
-
Fique por perto
Se o seu filho costuma jogar no celular, ver vídeos, entre outros, esteja sempre por perto a fim de ouvir o dispositivo. Dessa forma, você conseguirá controlar o que ele “faz” na internet. Caso utilize o computador ou notebook, considere deixar em uma área comum. Assim você verá o que ele está fazendo online.
-
Adicione sites como favoritos
É bem comum que as crianças acessem sempre determinados sites. Você pode aproveitar e facilitar o acesso, adicionando as páginas em “Favoritos”. Isso reduz a navegação e o risco de que seu filho acesse páginas inapropriadas.
-
Filtre o acesso nos smartphones
Aparelhos de celular contam com ferramentas de controle dos pais. O Android, por exemplo, permite configurar o Google Play, bloqueando aplicativos. Para isso, os pais devem selecionar “Configurações” e após “Filtragem de Conteúdo”. Em seguida, escolher os apps que vai ou não deixar com acesso disponível.
-
Bloqueie sites indesejados
Você pode bloquear sites indesejados, acessando “Ferramentas” e, em seguida, “Opções da Internet”. Após, selecione “Conteúdo” e clique em “Habilitar”. Vai abrir outra janela para você bloquear sites indesejados. Outra forma bastante comum é habilitar o “Controle de Pais”.
-
Preserve a identidade nas redes sociais
Tanto os pais quanto os filhos devem ficar atento em preservar sua identidade nas redes sociais. É comum muitos pais postarem fotos dos filhos com uniforme escolar, de cursos e outros. Além disso, as redes sociais estão disponíveis para maiores de 12 anos, em sua maioria.
Portanto, não foram desenvolvidas para serem usadas por menores dessa faixa etária. Essa regra é para própria segurança das crianças e adolescentes, então, fique atento! Conte com aplicativos de monitoramento parental para garantir a navegação segura do seu filho. Assim, você saberá com quem ele fala, o que posta e comenta, aplicativos baixados, entre outros.
-
Conte com aplicativo de controle parental
Contar com o controle parental diminui muito a preocupação dos pais. Muitos aplicativos permitem que os pais tenham acesso ao que os filhos fazem online, mesmo se eles apagarem a conversa e histórico de navegação. De acordo com um dos apps mais utilizados para monitoramento parental, Find My Kids, são muitas as funcionalidades disponíveis.
Entre elas, é possível ir além de verificar o histórico de navegação das crianças e adolescentes. Por meio desse aplicativo, por exemplo, é possível também ter a localização dos filhos em tempo real.
O app dispõe de uma cerca virtual geográfica, geofence, que avisa se o celular monitorado sair do limite estipulado. Ou seja, os apps de monitoramento parental oferecem funções uteis aos pais, permitindo assim, deixá-los mais tranquilos quanto a segurança dos filhos.
-
Monitore o vídeo game
Os consoles de jogos também contam com o “Controle dos Pais”. Por meio dessa ferramenta é possível optar por quais os jogos estarão disponíveis e o tempo de conexão. Além disso, os pais podem restringir o uso da internet no próprio vídeo game.
Como você pode ver, existem muitas formas de garantir uma internet segura para crianças. E você, já utilizou algumas dessas opções?
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL