Com a mudança de temperatura, a pele do rosto é a primeira a sofrer. Para quem possui pele com acne, os desafios com os cuidados são ainda maiores.
Segundo especialistas existem áreas na pele que têm uma predisposição maior à acne. Nesse post vou te mostrar o que é, como controlar e dicas para cuidar da sua pele.
Isso que apareceu na minha pele é acne mesmo?
O diagnóstico da acne é clínico, observando alguns pontos: doenças de pele pré-existentes, idade inicial das lesões, ciclo menstrual e sinais de androgenização. Além disso, é realizado uma avaliação da lesão, onde são estudados os seguintes aspectos: tipo de lesão, extensão e a gravidade da doença. Por fim, exames completares são requeridos quando há suspeita de doenças metabólicas ou neoplásicas. E só a parti daí, o melhor tratamento vai ser indicado com base em todas as informações levantadas.
Algumas doenças que podem ser confundidas com acne:
Foliculite;
Rosácea;
Verruga plana;
Adenoma sebáceo (esclerose tuberosa);
Miliária rubra;
Dermatite perioral;
Hidradenite supurativa;
Doença de Favre-Racouchout;
Sífilis secundária.
É importante consultar um dermatologista para identificar qualquer uma dessas doenças e assim o tratamento correto ser indicado.
O que é a acne?
A acne aparece devido a hiperprodução sebácea, atinge pessoas de todas as idades, mas é mais comum durante a puberdade e no início da juventude. Mesmo que você não tenha tendência, espinhas e cravos podem aparecer em momentos inesperados devido a causas hormonais, reações alimentares, colaterais de medicações e condições climáticas, por exemplo.
Dentre as regiões mais acometidas, merecem destaque o rosto, o dorso e o peito. E em casos mais graves, pode deixar cicatrizes, manchas e alterações permanentes na pele.
Por que a pele com acne piora no inverno?
A principal explicação para isso é a redução da hidratação da pele durante os dias frios e os banhos quentes com mais frequência. Dessa forma o efeito rebote acontece com maior intensidade e a medida que o corpo perde óleo por conta do ressecamento, a pele vai produzindo cada vez mais em uma tentativa de reposição.
Como controlar a acne no frio?
Evite água quente
Primeiramente evite o uso de água quente. Eu sei que é difícil, mas o uso de água quente durante o banho ou apenas pra lavar o rosto, não é uma boa pratica para pele. E isso vale para qualquer tipo de pele. A alta temperatura da água retira a hidratação da pele em excesso e dilata os poros, tornando-a mais ressecada e vulnerável a entrada de bactérias. Procure não lavar o rosto várias vezes no dia, o ideal é lavar somente de 2 ou 3 vezes com água fria e sabonetes suaves.
Hidrate a pele
O uso de produtos para diminuir a oleosidade em excesso acaba deixando-a com aspecto ressecado. Isso faz com que a pele produza mais óleo para sua proteção, como efeito rebote. Séruns, gel ou gel-creme, alternativas livres de óleo e não-comedogênicas, são ótimas opções de produtos para a etapa de hidratação da pele.
Proteção solar sempre
Mesmo em dias frios e sem o sol torrando no céu, os raios UV estão a todo vapor ultrapassando as nuvens. Portanto, não deixe de usar protetor solar adequado pra o seu tipo de pele.
Cada pele é uma pele
Existem dicas e orientações que são universais, mas cada pele possui suas características individuais. Dessa forma, os tratamentos a longo prazo e cuidados no dia a dia devem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada um. Então, procure um dermatologista e outros médicos responsáveis por identificar as causas de suas acnes e faça o tratamento recomendado.
Tenha hábitos saudáveis
Seguindo as orientações acima e tendo uma rotina saudável, como boa alimentação, pratica de atividade física e equilíbrio emocional, não tem como o corpo apresentar pontos de inflamação. Deixar de lado alimentos inflamatórios como derivados da farinha de trigo, frituras, corantes artificiais e álcool, por exemplo, é uma boa opção. Para manter o viço natural da pele e evitar o ressecamento, consumir de 2 a 3 litros de água por dia, também será uma ótima conduta pra pele e para a saúde do corpo em si.
É importante consultar um dermatologista de confiança. E procurar a causa dessa sua acne acentuada. Não faça besteiras que veem pela internet e nem fiquem apertando as espinhas e cravos.
VEJA TAMBÉM
E aí, gostou do post? Certamente sim! Se ficou alguma dúvida deixa aqui nos comentários, caso eu não saiba responder, alguém aqui da nossa comunidade com certeza vai! Se acaso quiser saber como tirar cravos do nariz EM CASA, acesse:
SUA VEZ: VAMOS NOS CONECTAR AINDA MAIS?!
Enquanto isso, me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias. E se você quer ser uma influenciadora ou empreendedora de sucesso, me acompanha no perfil @faladantasmkt.