Dicas para criadores de conteúdo e influenciadores: como usar hashtags para crescer no Instagram!
Como prometemos em nosso post sobre como ganhar seguidores fiéis no Instagram e ter uma comunidade engajada, hoje vamos te dar dicas de como usar hashtags para crescer no Instagram!
Usando as hashtags de forma correta, ou seja, de forma estratégica, elas podem ser fortes aliadas para o seu crescimento! Portanto, fique de olho nas dicas que vamos te dar agora e não deixe de aplicá-las se você quer crescer no Instagram! Afinal, em temos de algorítimo que não entrega os posts para todos os seguidores, quanto mais estratégias tivermos, melhor!
COMO USAR HASHTAGS PARA CRESCER NO INSTAGRAM E BOMBAR SEU PERFIL:
Use hashtags específicas para seu nicho
Primeiro de tudo: use hashtags que tenham relação com o seu post e com o seu nicho. Mas lembre-se também de não usar frases, mas sim, palavras chaves relacionados ao seu assunto. Exemplo: seu nicho é maquiagem. Então use palavras que descrevam o conteúdo daquele post, tipo, #maquiagemparafesta, e não frases inteiras dentro da hashtag, como: #maquiagemincrivelparafestadecasamento. Afinal, ninguém vai pesquisar dessa forma. Então a chave para usar hashtags é pensar em quem está buscando o seu assunto!
Faça pesquisa
Para executar a dica anterior, e todas as outras desse post, corretamente, você deve fazer pesquisas. Ou seja, busque no seu concorrente, pense em palavras-chave relacionadas ao seu tema e veja quem está usando e qual o volume de pessoas usando. Dessa forma você vai ir descobrindo quais hashtags realmente podem funcionar e se relacionar corretamente com o seu nicho. Pois muitas vezes, principalmente nas tags mais genéricas, há muitos posts, e nem sempre eles realmente estão relacionados ao tema. Portanto, lembre-se de fazer essa verificação para você encontrar as hashtags que tenham o público certo para você!
Cuidado com hashtags muito genéricas
Assim como você não deve usar frases nas hashtags, você também não deve abusar de hashtags genéricas. No máximo, use aquelas mais genéricas do seu nicho. Pois a concorrência nessas hashtags é muito grande, portanto, será mais difícil de seu post ser encontrado.
Crie grupos de hashtag
Depois de você pensar nessas dicas anteriores e depois de realizar sua pesquisa, crie grupos de hashtag de acordo com algumas categorias. Mas como assim?
Nossa dica é que você tenha alguns blocos de hashtags, para você ir variando entre elas nos seus posts, evitando de usar sempre as mesmas.
Faça quantos blocos você conseguir, contendo mais ou menos 11 hashtags. Apesar do Instagram aceitar até 30, o recomendado por muitos especialistas em Marketing Digital é que você use menos.
Dentro desses blocos, você deve inserir hashtags seguindo critérios de volumes de pesquisa. Ou seja, coloque algumas que têm um volume muito grande (mais de 500 mil), algumas com um volume intermediário (entre 50 mil e 500 mil) e algumas mais específicas (entre 10 e 50 mil).
Esses valores são só parâmetros para você ter uma base. Mas o importante mesmo é que você tenha hashtags muito usadas, umas intermediárias e umas com menos busca. Assim, você tem um pouco de cada estratégia.
Não vire spam – cuidado com o shadowban
Nessa dica a gente se encontra com um dos motivos de porque você deve ter vários blocos de hashtags para usar em seus posts. Apesar de não ser algo admitido pelo Instagram, muitas vezes nossos posts não aparecem nas hashtags. Pois o uso repetitivo de funções do Instagram, costumam causar bloqueios, e no caso das hashtags, a “punição” é ter nossas fotos ocultadas dentro da hashtag. Portanto, evite o uso repetitivo de hashtags, para evitar que você seja considerado um spam.
Cuidado com tags banidas
Como falamos na dica anterior, você precisa ter muito cuidado para não cair no shadowban, tendo suas fotos ocultadas nas tags. Mas além do uso repetitivo, você deve ter muito cuidado com tags que foram banidas do Instagram.
Muitas tags muito utilizadas e famosas inclusive, já estão banidas do Instagram. Se você pesquisar no google, você consegue encontrar algumas listas pela internet. Mas na sua pesquisa de hashtag, você também consegue verificar isso. Pois o próprio Instagram deixa um aviso, caso a tag esteja banida. Mas, há tags que também foram totalmente banidas, ao ponto de nem aparecerem na pesquisa.
Mas porque acontece essas banições? Por conta de usos indevidos. A maioria das tags punidas, são tags usadas por pessoas que publicam materiais impróprios no Instagram, como pornografia. Ou, por usarem para incitar ódio e violência.
Um exemplo muito bom de tag famosa que foi banida é a sextou. Muito usada por nós brasileiros para se referir à sexta-feira. Porém, os gringos viram, entenderam como sextou e começaram a usar de forma indevida.
Quer aprender o passo a passo de como ser uma influenciadora digital de sucesso? Criei um Manual completo pra você começar sua carreira do jeito certo e ter muitas parcerias e publipost.
VEJA TAMBÉM:
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL