5 DICAS PARA ECONOMIZAR COM OS MATERIAL ESCOLAR NA VOLTA ÀS AULAS 2019
Volta às aulas é sempre a mesma coisa: uma lista enorme entregue pela escola, que deveria durar o ano todo, mas, na virada do semestre muitas vezes é preciso repor alguns itens.
Pensando nisso, separei cinco dicas para ajudar vocês a economizar na hora de comprar os materiais escolares. Além disso, algumas dicas extras para garantir que o material dure por mais tempo.
COMO ECONOMIZAR NO MATERIAL ESCOLAR
Antes de mais nada, para você economizar com o material escolar nessa volta às aulas 2019 é preciso ter paciência. Paciência para realizar pesquisas de preço é o primeiro passo para economizar uma boa grana no início do ano.
Pegue a lista de material com antecedência e vá as ruas para fazer a pesquisa de preço. Vá com tempo de sobra e anote ou até tire fotos dos itens que encontrar. Depois disso você fará o comparativo das lojas em que andou e chegará ao melhor preço de compra.
COMPRAR EM ATACADO PODE SER MAIS BARATO
Sabemos que a venda de produtos em atacado é mais barata do que em varejo. Portanto, que tal fazer uma reunião com outros pais e adquirir o material em atacado?! Dessa maneira, todos terão os materiais e economizarão no final das contas.
Caso não consiga reunir outros pais para realizar a compra, não fique acanhado em fazer. Se você se preparou financeiramente anteriormente, dá para encarar sozinha essa compra. O que você vai fazer é separar apenas os materiais que serão utilizados naquele momento e estocar o restante. Assim caso haja a necessidade de reposição você já tem em estoque.
No entanto, evite que sua criança saiba dessa informação. Assim ela terá mais cuidado com seus materiais e você não terá com que se preocupar.
VOLTA ÀS AULAS 2019 COM MATERIAL ESCOLAR RECICLÁVEL
Essa dica serve para você hoje e no próximo ano também. Tá Jessica, mas por que serve para o próximo ano? Porque você pode ganhar uma grana com a venda dos materiais escolares anteriores.
Geralmente esse método de economizar é feito na compra dos livros selecionados pela escola. Não é muito comum que as escolas façam uma rotatividade tão grande de livros, e com isso você pode aproveitar os livros de algum aluno que já cursou a serie do seu filho.
Para que você possa economizar no futuro, fique atenta aos cuidados que seu filho tem com os materiais. Outra conduta que ajudará é proteger os materiais com um forro. Forrar os livros com um material resistente pode aumentar a durabilidade dele. Assim no próximo ano você pode vende-los em bom estado.
NÃO LEVE AS CRIANÇAS NA HORA DA COMPRA
Parece besteira, mas essa atitude vai lhe render uma economia de até 25%. É comum que as crianças tenham preferencias em produtos específicos com a temática de algum personagem de desenho. Por conta disso esses materiais possuem preços mais elevados e encarecem de tal maneira, que o orçamento pode ultrapassar o esperado.
O mais correto é ter um diálogo com seu filho e optar por escolher um item especifico daquele personagem e os outros materiais sigam uma temática mais básica. Esse tipo de dialogo desde cedo vai trabalhar na criança noções de gestão financeira, que a ajudará durante todo o seu desenvolvimento.
Minha sugestão é escolher o caderno com o tema que seu filho queira. Afinal é o material que ele mais vai usar e assim não ficará “atrás” dos coleguinhas.
SEJAM PAIS PRESENTES NA ESCOLA E EM CASA
É até estranho ter que colocar este item como dica para economizar. Mas infelizmente existem muitos pais que vivem no automático e deixam a responsabilidade dos seus filhos em outras pessoas.
O habito de se fazer presente na educação do seu filho, fará com que todos os itens citados anteriormente façam sentido e funcionem da melhor maneira possível. Ter noção de tudo ao redor do desenvolvimento da criança academicamente irá te mostrar se tudo o que é solicitado pela instituição de fato está sendo usufruído corretamente.
DICA EXTRA: PROCURE OS LIVROS DIDÁTICOS EM SEBOS
Os sebos são uma ótima opção na hora de economizar com material escolar. Nesses locais você pode encontrar de segunda mão boa parte dos livros pedidos pelas escolas e o melhor, não pagar nada para levar eles.
Aqui em Salvador existem diversos sebos espalhados por todos os bairros. Neles você pode doar os livros antigos, que estão largados em casa. Além de retirar os livros que você também está precisando.
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: JÁ ECONOMIZOU ESTE ANO?
VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL