• 6 de agosto de 2018 --------------- 1 Comentário

    O QUE É O AGOSTO DOURADO?

    A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano, mundialmente, é comemorada entre os dias 1 a 7 de agosto. Para dar maior visibilidade a campanha foi associado uma cor ao mês, e assim o mês de agosto ficou conhecido como Agosto Dourado. A intenção dessa campanha é promover a informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

    O QUE É O AGOSTO DOURADO?

     

    ORIGEM DA SMAM

    A Semana Mundial do Aleitamento Materno surgiu em 1991, na cidade de  Nova York,  numa reunião organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

    QUAL O FOCO DO AGOSTO DOURADO

    O foco dessa ação é a proteção do desenvolvimento infantil, sobretudo propagando a importância da amamentação, uma vez que o leite materno é o melhor alimento para as crianças.

    O QUE É O AGOSTO DOURADO?

    Reprodução

    Em primeiro lugar o aleitamento materno até os seis meses de vida precisa ser incentivado entre as mulheres, principalmente se tudo está ocorrendo de maneira natural e saudável. O leite materno além de contribuir para o desenvolvimento infantil, pode ter também impacto futuramente na vida adulta da criança.

    O QUE A SMAM PROMETE EM 2018

    O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, que foi definido pela WABA, é o “Aleitamento materno: a base da vida”. O leite materno é tido como um alimento padrão ouro, é o único alimento rico o suficiente para nutrir o bebê por, no mínimo, 6 meses de vida.

    Este ano a SMAM promete informar sobre os benefícios do leite materno e a inclusão da amamentação como parte de uma agenda nutricional. Além disso a SMAM propõe criar uma ponte de comunicação mais eficiente com o maior numero de pessoas possíveis.

    O QUE É O AGOSTO DOURADO?

    Reprodução

    Para a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde das crianças, por isso que o mês é como agosto dourado. A longo prazo, o leite materno está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.

    BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER

    O leite materno interfere positivamente na vida da mãe e do bebê. A amamentação é considerada uma forma de prevenção contra o câncer de mama. Pesquisas mostram que o incentivo ao aleitamento representa a prevenção de mais de 20 mil mortes por câncer de mama.

    Também é possível reduzir as chances de câncer no ovário em até 30% quando se tem o aleitamento materno mantido por mais tempo. Assim como no câncer de mama e de ovário, as chances de mulheres que amamentaram desenvolverem um câncer do endométrio é inferior às chances de mulheres que nunca amamentaram.

    É PROIBIDO AMAMENTAR EM PÚBLICO?

    O QUE É O AGOSTO DOURADO?

    Reprodução / JC Noticias

    Antes de mais nada já lhe adianto que Não! Em NENHUM local do Brasil a amamentação em público é crime. Portanto, fique tranquila pois a prática não deve ser proibida ou recriminada.

    DEPOIMENTO DE #SEGUIDANTAS MÃES SOBRE AMAMENTAÇÃO

    Gláucia C. De Freitas, @glauciaafreitas: ” Amamentei até os 9 meses, porque minha pequena precisou de um transplante de fígado. Doei 300gr do meu fígado para ela e ficamos separadas no pós cirurgia. Ela continuou no hospital e eu tive que ir para casa.  Mantive minha alimentação saudável durante toda a amamentação, não tomava de jeito nenhum refrigerantes. O processo de adaptação na amamentação foi tranquilo, parecia que ela já nasceu sabendo mamar.”.


    Lindy Carvalho, @Lindycarvalho76: “Eu amamentei até um ano e seis meses, porém durante os seis primeiros meses foi só leite materno e foi suficiente nesse período. No início meu peito feriu o mamilo,foi complicado,mas consegui,graças a Deus.”.


    Daiane Araújo. @daii.arauujo_: ” Meu filho mama até hj (23 meses), porque é bom tanto pra mim quanto pra ele.
    O processo de adaptação foi exaustivo, porém gratificante. E graças a Deus o meu leite foi com toda certeza suficiente para à alimentação dele. 🙏🏻”

    VEJA TAMBÉM

    SAÚDE ÍNTIMA: COMO CUIDAR CORRETAMENTE

    AGORA É SUA VEZ: QUAL SUA OPINIÃO SOBRE AMAMENTAÇÃO?

    VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
    Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

    1. Daiane Araújo ago 07, 2018

      Amei a postagem!!!! 😍😍😍😍