CAMISA XADREZ: +50 LOOKS PRA VÁRIAS OCASIÕES E ESTILO

COMPRINHAS, RECEBIDOS e FAVORITOS DE MAIO

DESISTIR DO YOUTUBE E IR PRA TV

Ruivo acobreado, loiro alaranjado, água de salsicha, strawberry blonde e a lista é longa para os nomes dos tons de ruivos e de apelidos que estão cada vez mais frequentes por aí. Os cabelos vermelhos fogo agora possuem um primo distante com tons mais sutis e alaranjados.

E a pessoa que está escrevendo esse texto é do time das ruivas! Sou Renata Fukuda do blog Umbigo Sem Fundo e tô aqui no blog da Jeu pra disseminar o amor ruivo! Sou ruiva há quase dois anos e nesse período já tive vários tipos de ruivos. Como cabelo é o xodó da maioria das mulheres acho justo compartilhar conhecimentos para as meninas que são ruivas ou querem embarcar nessa jornada.

Os cabelos acobreados não só estão na moda como também quem os usa tem a liberdade de “brincar” com as nuances, ou seja, não importa sua cor de pele, com certeza existe um tom de ruivo que ficará perfeito em você!

Mas daí surge a pergunta: qual tinta usar para conseguir um tom acobreado?
Muitas pessoas estão acostumadas a recorrer as tintas de farmácia quando o assunto é coloração dos fios. Aquelas caixinhas que já contém todos os passos para coloração (tinta + OX) são ideais para fazer mudanças nos fios em casa. Infelizmente aqui no Brasil não existem tintas de caixinhas nos tons acobreados. Então para conseguir uma cor dessas só recorrendo as colorações profissionais – que apesar de serem um pouco mais caras, dá uma variedade de opções bem maior que as tintas de farmácia (inclusive nos tons mais comuns de cabelo).

E se você tem vontade ou planeja ficar ruiva mas ainda tá cheia de dúvida em relação a cor, nada melhor que um guia do cabelo ruivo para esclarecer tudo o que você precisar saber antes, durante e depois da coloração.
  • Cada cabelo é um caso diferente
Cabelo é uma estrutura única em cada pessoa, portanto não há uma matemática exata que dará certo em todas as pessoas. Há muitos fatores que precisam ser levados em consideração na hora de colorir como: cor do seu cabelo natural, como ele reage com a água oxigenada, que tom ele tende a abrir em contato com a água oxigenada, se há algum resquício de tratamento químico ou colorações antigas nos fios e o quão saudável ele está.
  • Preciso descolorir os fios para ficar ruiva? 
Como já disse, cada caso é um caso. Se o seu cabelo possui uma base clara (se ele é naturalmente claro) dificilmente você precisará descolorir. Se o seu cabelo é muito escuro, num tom de preto/castanho escuro ou possui alguma coloração forte já nos fios é provável quer seja necessário fazer a limpeza de cor para conseguir uma base clara para tingir de ruivo. Mas se você tem um cabelo num tom médio como loiro médio/escuro ou castanho claro pode ser que você não necessite recorrer a descoloração, isso dependerá de como o tom do seu cabelo abrir com a coloração. Também é muito importante levar em consideração o tom de ruivo que você deseja alcançar.
  • Porque a cor desbota tão rápido?
Tons acobreados possuem pigmentos com composições moleculares maiores que as coloração “básicas” por isso a fixação dessa cor é mais difícil mesmo. A saúde dos fios também contribui muito para o desbotamento da cor. Quanto mais saudável seu cabelo estiver, melhor ele manterá a cor.
  • De quanto em quanto tempo preciso retocar a cor?
Assim como todas as outras questões anteriores (e provavelmente todas as que estão por vir), esse é um fator que depende muito de cada pessoa. Cada pessoa segue um ritmo de crescimento dos fios, desbotamento da cor e esses fatores são os que determinam o período de retoque. Também tem o fator de “o quanto eu aguento ficar sem pintar”. Porque algumas pessoas não gosta de esperar que a raiz fique grande ou então não gostam de deixar os fios desbotados e acabam pintando em períodos menores.
  • Para retocar a raiz é necessário descolorir?
Se o seu tom de cabelo for claro não é necessário. Se o tom do cabelo for bem escuro e não abrir o tom com facilidade é necessário descolorir se a pessoa desejar um tom bem claro.
  • Como saberei a cor que meu cabelo ficará?
Como cada cabelo é um caso diferente, então a mesma coloração em dois cabelos “parecidos” podem ficar totalmente diferentes. Para saber como o cabelo vai ficar só tem uma solução: teste de mecha. Fazer a mistura de coloração + ox em uma proporção menor e aplicar em uma mecha para verificar como o fio pigmenta. Só assim é possível saber qual cor o seu cabelo ficará. O teste de mecha é importantíssimo porque é uma chance de você poder “errar” se estragar a cor do cabelo inteiro. Se o teste de mecha deu uma cor bacana daí é só você usar a mesma mistura em uma proporção maior no cabelo e se a cor não ficou do jeito que você gostaria no teste de mecha é só dar uma mudada e fazer outro teste de mecha até ficar com uma cor satisfatória para fazer o cabelo todo!
  • O ruivo é uma cor mutante
Sim! Tons acobreados mudam frequentemente de acordo com a iluminação do ambiente que você está. Por isso se você pintou o cabelo e não gostou do resultado é interessante você checar em todas as iluminações pra ver a cor. Essa é uma situação que as ruivas precisam se acostumar, a cor é mutante.

  • Como saber o volume da água oxigenada que devo usar?

    Adivinha só? Depende de cada cabelo! hihihihi
    OX de 40 volumes é aconselhada somente em casos extremos de limpeza de cor. Normalmente uma descoloração bem feita consegue ótimos resultados sem precisar apelas para a OX de 40 volumes e utilizando somente uma de 30 volumes com mais aplicações e tempo de pausa maior.
    Cada cabelo abre o tom de maneira diferente e em tempos diferentes, por isso tem que ficar sempre de olho. Se o cabelo for naturalmente claro ou estiver com uma base clara por conta de alguma descoloração antiga não há necessidade de utilizar uma OX tão alta que agredirá tanto os fios. Se o tom já está claro não tem motivos para abrir ainda mais o tom com uma OX forte. Então para tons claros é recomendados OX de 10 volumes ou no máximo 20.
    OX de 30 volumes consegue abrir até 3 tons dependendo do cabelo, por isso se o seu cabelo estiver em um meio termo (loiro medio/castanho claro) essa pode ser a melhor pedida para você.

    A melhor maneira de saber qual volume de água oxigenada usar é fazer o teste de mecha e ver se o tom atingido lhe agrada.

    Essas são as perguntas mais frequentes que recebo, então fiz esse guia para iniciantes para que possa ajudar e eu espero que tenha ajudado mesmo! :}

    Se você ainda ficou com alguma dúvida que não foi respondida nesse post é só deixar nos comentários que eu respondo! Ah, e também vou voltar por aqui frequentemente para dar algumas dicas sobre esse universo acobreado.
    Para as ruivinhas que gostam de dicas de colorações nesse link tem todos os posts de experiências que já fiz no meu cabelo!

    Até a próxima! :}

    Quer ler o post completo ? Venha ao Fala,Dantas e
    me diga o que achou!
    Compartilhe
    2
    Instagram @faladantas
    1. Oi Renata, faz duas semanas que eu estou ruiva, estou adorando essa nova experiência e já notei que ele é mutante kkkk
      Você poderia dar dicas de produtos para cabelos ruivos, eu adoraria!

      http://www.eucurtoliteratura.com/

    2. Como sou negra, não iria ficar legal um cabelo ruivo hahaha
      Mas se eu fosse branca, com certeza adotaria o ruivo pra minha vida.
      Sou fã daquele acobreado natural sabe? Lindo demais!