BELEZA NA GRAVIDEZ: PRODUTOS QUE PODEM SER USADOS
Apesar de todo o romantismo de uma gestação, a gravidez é uma fase delicada para muitas mulheres, por conta das transformações que acontecem no corpo. Vamos falar sobre restrições que as gravidas podem ter e as diversas formas de cuidar da beleza na gravidez sem comprometer a saúde do bebê.
Entenda por que alguns tratamentos devem ser abolidos na gestação (e durante a amamentação) e os caminhos alternativos a eles. Só lembre-se de conversar como seu obstetra antes!
GRAVIDA PODE USAR CREMES COM ÁCIDOS
Extremamente químicos e com alta absorvição pela pele, os ácidos, principalmente o salicílico, retinoico e seus derivados, são os mais perigosos para as gestantes. Essa substancia entram em contato com o tecido dérmico e caem na corrente sanguínea, o que certamente chegam até a placenta. E podem afetar a formação do feto.
Uma alternativa é o ácido azelaico, que é o único liberado a partir do quarto mês de gestação. Por ser mais suave e ter pouca absorção. Deixe de lado também os perfumes e as loções com álcool, que irritam a pele.
Na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão três substâncias: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo, itens presentes em creme para pernas e pés. Portanto vamos evitá-los também! Procure a informação na caixa ou entre os ingredientes do rótulo na embalagem do produto.
Alguns dos ingredientes que podem ser nocivos na gestação são: retinóis, alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos, hidroquinona, centella asiátiva, parabenos, ácido kójico, octocrileno e o ácido hialurónico.
PODE FAZER DEPILAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ
Os cremes depilatórios e descolorantes contêm muitas substâncias químicas e, têm maior absorção por serem colocados em quantidade elevada. E assim como os ácidos, podem chegar à placenta.
Os métodos a laser, a rigor, não apresentam risco ao feto, desde que a luz não seja usada na barriga ou próxima a ela, como na virilha, porém há risco de provocar machas na pele. Então, depilação com cera e lâminas estão liberadas sem restrição.
OS TRATAMENTOS DENTÁRIOS NA GRAVIDEZ
É de conhecimento de muitos que o uso de anestesia no tratamento odontológico de grávidas é controverso. Os anestésicos locais podem causar o fechamento das artérias e comprometer a circulação sanguínea na placenta. As radiografias devem ser evitadas nos primeiros três meses e se forem feitas, devem ser em último caso e com a proteção de coletes de chumbo que cubram toda a barriga. Outros procedimentos que devem ser evitados são os estéticos, como o clareamento dental.
GRÁVIDA PODE USAR TINTA E ALISAMENTO DE CABELO
Decerto essa com certeza é a maior duvida de toda grávida. O principal risco de realizar o procedimento está em algumas substâncias na composição das tinturas, como chumbo, anelina e amônia. Elas são tóxicas e, em contato com o couro cabeludo, chegam à corrente sanguínea e, consequentemente, à placenta. Se vocês se incomodarem com os fios brancos dê preferência para os xampus tonalizantes, que são mais suaves na química.
Já os alisamentos são tóxicos, portanto, proibidos durante a gestação.
ATENÇÃO!
Se por acaso você utilizou um dos ativos aqui relacionados, não precisa entrar em pânico.
Basta suspender o uso imediatamente e conversar com o médico
VEJA TAMBÉM
Então agora que você já entendeu um pouco mais sobre beleza na gravidez, dá uma passada neste post abaixo e conheça mais sobre o Agosto Dourado.
VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL