Estão rolando os Jogos Olímpicos #PARIS2024 e depois da atividade física intensa de cada modalidade, o que os atletas devem fazer para cuidar dos cabelos?
Nesse post você vai ver dicas que podem te ajudar a cuidas dos fios, após uma longa e intensa atividade física. Preservando assim a saúdo dos seus cabelos e mantendo-os bonitos por mais tempo.
#PARIS2024: Como cuidar dos cabelos afros durante a após atividade física
O suor, a poeira e outros agentes poluentes, assim como os resíduos de produtos como finalizadores podem comprometer a qualidade do folículo, além disso, contribuir para o surgimento de infecções capilares.
#PARIS2024 esportes aquáticos
A grande novidade deste jogos no quesito cuidados capilares, é que os atletas de natação com cabelos afros poderão usar a Soul Cap. na Olimpíada de Paris 2024. A touca é feita para comportar cabelos crespos, cacheados e tranças.
Nos jogos de Tokyo em 2021, a touca havia sido vetada, após a Federação Internacional de Natação (FINA) alegar que o item não “seguia o formato natural da cabeça”. Mas em 2022, o acessório foi revisado e autorizado.
Nos mergulhos no mar os competidores do surf, por exemplo, deixam uma camada de sal no cabelo, que vai contribuir para que ele fique desidratado e mais propenso à quebra. Além da exposição direta do sol nesse cabelo já entupido de sal, esses danos vão ser severos causar um estresse oxidativo no folículo e no fio.
Em conjunto com tudo isso, o vento, que parece mais inofensivo, também causa ressecamento, fragilidade e quebra. Ou seja, é um combo de ações que vão fragilizar os fios e deixar o couro cabeludo altamente sensível.
Esportes de pé no chão
Nessas categorias a mulherada passa mais perigo, mas se você tem cabelão, as dicas vão valer. O ideal é prender os fios com cuidado, pois os fios tendem a embaraçar com mais facilidade por conta do atrito e do vento.
Use elásticos ou xuxas de cetim não muito apertadas e sem puxar demais as mechas para evitar quebra e queda por tração. O mais indicado e mais seguro, é o nosso queridinho coque. O cabelo fica totalmente protegido e envolto, fixado com xuxas e com ajuda de produtos de fixação.
Proteja os cabelos nos esportes de alta exposição ao sol
Você pode até não saber, mas existe filtro solar para os cabelos. Proteger o cabelo do sol é fundamental para os atletas que o esporte é feito em boa parte do tempo exposto ao sol.
Protetores solares para os cabelos são ótimos aliados para quem pratica atividade física ao ar livre, porém, usar bonés ou qualquer outro tipo de proteção que impede que os raios solares cheguem diretamente nos fios, é uma boa pedida.
Belíssimas na ginastica
Sabemos que nossas atletas são de alto nível e que além de muito talento, entregam uma beleza impecável. Geralmente com maquiagens deslumbrantes, elas também entregam cabelos alinhadinhos e bem firmes.
Usando gel fixadores, brilho e presilhas as atletas precisam passar firmeza em suas modalidades. O uso desses produtos durante o longo período de tempo, podem obstruir o couro cabeludo, no caso do gel fixadores. E até lesões mais graves em caso de queda, que a depender do tipo de presilhas pode machucar mais gravemente. Portanto, escolher bem o tipo de material que irá usar, será fundamental para diminuir os danos.
Cuidados pós atividade física
Depois da atividade física intensa, lave os fios. Assim, evitará que o suor, a oleosidade, os resíduos poluentes e os produtos usados se acumulem no couro cabeludo, obstruindo os poros. Fazendo tudo isso com a temperatura da água mais baixa e usando produtos certos sempre.
VEJA TAMBÉM
E aí, gostou do post? Certamente sim! Se ficou alguma dúvida deixa aqui nos comentários, caso eu não saiba responder, alguém aqui da nossa comunidade com certeza vai! Se acaso quiser saber mais sobre cuidados no verão, acesse:
SUA VEZ: VAMOS NOS CONECTAR AINDA MAIS?!
Enquanto isso, me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias. E se você quer ser uma influenciadora ou empreendedora de sucesso, me acompanha no perfil @faladantasmkt.