COMO RECUPERAR O CABELO EM CASA COM UMECTAÇÃO CAPILAR
Praticada desde os primórdios da sociedade a Umectação Capilar é um aliado poderosíssimo para os cabelos danificados. Certamente sua avó passava óleos nos cabelos de sua mãe e por consequência sua mãe passava nos seus cabelos e o clico não termina.
Mas umectar os cabelos é simples assim? Todo mundo pode fazer? Tem contraindicações? Imaginando que vocês estão cheios de dúvidas quanto a este assunto, vamos conferir este post e entender tudo sobre umectação capilar.
O QUE É UMECTAÇÃO CAPILAR?
Primeiramente vamos entender que a umectação capilar é um tratamento onde se aplica óleo em todo o cabelo, para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas.
Como o nome já sugere, a técnica mantém o cabelo umedecido com o auxílio dos óleos vegetais, ou máscaras que contêm óleos.
TODO MUNDO DEVE FAZER UMECTAÇÃO CAPILAR?
Sucesso entre cacheadas e crespas, a técnica também pode trazer seus benefícios para quem tem os fios mais lisos. Contudo é preciso usar o produto certo, assim como fazer o procedimento corretamente para não ocasionar o efeito rebote.
PARA QUE SERVE A UMECTAÇÃO?
O objetivo da técnica é fazer com que o fio retenha água e absorva os nutrientes por mais tempo, permanecendo hidratado, brilhante, macio e nutrido. A longo prazo, é possível ter o pH equilibrado, os cabelos muito mais saudáveis e protegidos da oxidação de radicais livres.
COMO FAZER UMECTAÇÃO NO CABELO?
Fazer a técnica não é um bicho de sete cabeças, a dica é dividir o cabelo em partes e, depois, aplicar o óleo enluvando os fios com cuidado. Feito isso, é só deixar o produto agir por no mínimo 2 horas antes de retirá-lo na lavagem final.
Na hora da lavagem fique atento para retirar do o óleo do cabelo e siga com seus protocolos de cuidados normalmente.
QUANTAS VEZES POSSO FAZER A UMECTAÇÃO?
A quantidade de vezes que você pode fazer a técnica vai depender muito do estado do seu cabelo. Em um cabelo saudável, o ideal é que esse processo seja feito a cada 10 dias.
Entretanto se o seu cabelo é cacheado ou crespo, 1 vez por semana é a frequência ideal. Porque esse tipo de fio resseca mais rápido por conta da sua estrutura física em formato espiral.
OS MELHORES ÓLEOS PARA UMECTAÇÃO CAPILAR
O mercado atual está repleto de óleos vegetais e isso é muito bom para os adeptos da técnica. Mas é obvio que existe aqueles óleos que são os queridinhos, confira:
Azeite de Oliva ou Óleo de Oliva
Esse é o óleo mais barato, mais fácil de encontrar, além de ser o mais fácil para se fazer umectação capilar. O azeite de oliva é conhecido por conter as vitaminas A, D, E e K, e é um antioxidante poderosíssimo.
Por ser bem emoliente, o óleo de oliva pode chegar até a área mais interna do fio, e com isso garante para fios bem danificados uma ótima nutrição.
Óleo de coco
Que atire a primeira pedra quem nunca ficou cheirando a coco por aí! O óleo de coco é um dos queridinhos quando se fala em umectação capilar.
Assim como o óleo de argan, ele é rico em ácidos graxos e vitaminas E e K, que ajudam a restaurar e hidratar o fio do cabelo. Além disso, estimula o crescimento do cabelo e ajuda a diminuir o volume dos fios.
Óleo de rícino
O óleo de rícino é completo! Seu grande forte é estimular o crescimento capilar e, por ser muito espesso é difícil de usá-lo sozinho, portanto o indicado é misturá-lo com outro óleo 100% vegetal.
Por ser bastante completo o óleo de rícino pode ser usado da raiz até as pontas do cabelo sem medo. E as misturinhas mais potentes com ele é usando o óleo de coco ou oliva.
Óleo de Abacate
Se você já estava acostumado a usar o abacate em suas receitas caseira, vai querer usar o seu óleo também. Assim como o de oliva, o óleo de abacate chega também em todas as áreas do fio do cabelo, tratando-o de dentro para fora.
Os cabelos ressecados e quebradiços são os mais indicados para usar o óleo de abacate, por ser rico em vitaminas A, B, D e E. Possui também algumas proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar e fortalece o cabelo contra quebra.
Óleo de Argan
Febre há alguns anos atrás, o óleo de argan é um dos mais utilizados para o tratamento capilar, pois tem consistência fininha ele consegue penetrar no cabelo facilmente trazendo resultados rápidos e duradouros.
Rico em ácidos graxos, que repõe a proteína capilar e deixa o fio mais brilhante e macio. Também possui vitamina E, um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento capilar.
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL