• 21 de outubro de 2019 --------------- Deixe um comentário

    O óleo no nordeste e a grande mancha de dor ambiental, que avançam e tornam a nossa paisagem um triste retrato da irresponsabilidade humana.

    ÓLEO NO NORDESTE

    Desde o dia 30 de agosto, praias de todos os nove estados aqui do Nordeste, cerca de 2.000 quilômetros, vêm sendo contaminadas por um misterioso vazamento de petróleo cru. Na última sexta-feira (18) o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou um boletim atualizado com as praias contaminadas pelo óleo aqui em Salvador e Região Metropolitana.

    Ao todo mais de 20 toneladas de petróleo cru foram retiradas de praias em Salvador somente na última quarta-feira (16), segundo informações divulgadas pela Prefeitura. Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Piatã, Buracão (Rio Vermelho), Itapuã, Placaford e Praia do Flamengo são algumas das praias atingidas pelo óleo.

    Além desses locais afetados anteriormente, novas praias foram atingidas. São elas: Ipitanga, Pituba, Boca do Rio e Stella Maris. No dia 14 de outubro, o governo baiano decretou estado de emergência por causa das manchas. Mas até o momento nenhum ajuda foi enviada pelo governo federal.

    COMO AJUDAR NA LIMPEZA DO ÓLEO NO NORDESTE?

    Aqui em Salvador e região, o grupo de voluntários, Guardiões do Litoral, está realizando ações para a limpeza das praias. Além disso, estão arrecadando materiais de limpeza e até cestas básicas.

    ÓLEO NO NORDESTE

    As ações estão acontecendo nos locais que foram mais afetados até o momento. Se você está disposto a ajudar é importante utilizar equipamentos de proteção: sapatos fechados e luvas de PVC, por exemplo.

    O QUE FAZER EM CASO DE CONTATO COM O ÓLEO?

    A indicação inicial é evitar ir às praias afetadas pelo óleo. Mas sabemos que nem todo mundo irá se conter. Portanto, é bom saber o que fazer caso você se depare com a substância.

    ÓLEO NO NORDESTE

    Se você for a passeio evite nadar e praticar esportes aquáticos nos locais. Já se encontrar algum animal ferido ou sujo de óleo, ligue para a Polícia Ambiental (190) ou a Guarda Civil Municipal, no telefone 3202-5312. Não tente remover o animal por conta própria, isso pode ser perigoso para ambos.

    Caso tenha entrado em contato com a substancia procure uma unidade básica de saúde. Por se tratar de petróleo cru o contato pode causar reação alérgica e até queimaduras na pele.

    O aplicativo Vai Dar Praia, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android, pode lhe ajudar a qualquer momento com as informações sobre a qualidade das praias.

    Praia da Pituba, em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1 BA


    Estão sabendo da nova programação do canal? Pois então, marca aí na sua agenda que temos encontro marcado toda segunda, quarta e sexta às 19:15h e também aos domingos às 17h. Dito isso, estamos entrando numa fase incrível no Fala Dantas e esperamos que vocês participem e gostem. Afinal, estamos rumo ao #1MilhaoDaDantas!

    VEJA TAMBÉM

    E aí, gostou do post? Certamente sim! Se ficou alguma dúvida deixa aqui nos comentários, caso eu não saiba responder, alguém aqui da nossa comunidade com certeza vai! Se acaso quiser saber mais sobre Salvador acesse e confira:

    AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

    Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
    Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL