6 CUIDADOS COM A SAÚDE NO CARNAVAL
Semana de carnaval chegando e no último final de semana já teve folia nas ruas pelo brasil a fora. A gente espera um ano para esses dias de euforia livre, preparando as fantasias, os bloquinhos. Com essa preocupação voltada apenas para a diversão é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde.
Quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? Então se liga que aqui neste post você terá dicas infalíveis para manter a energia e a saúde lá no alto.
NESSE CARNAVAL FIQUE ATENTO AS TEMPERATURAS
Além de ser a época mais festiva do ano, o carnaval caí bem na estação mais quente do ano. Portanto é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde em altas temperaturas. Atualmente em aqui em Salvador as temperaturas estão entre 30 e 32º podendo chegar a 35º de sensação térmica.
Mas o que acontece é que essa temperatura é uma média geral para a cidade. E quando se trata de média significa que existe variáveis para mais ou para menos. Essas variáveis vão depender da localidade em que cada indivíduo esteja. Agora pensa aqui comigo, Avenida Sete de Setembro repleta de prédios paralelos uns aos outros, pipoca do Saulo descendo com mais de 500mil pessoas em média. Pensou? Agora me diga se só vamos ter 35º de sensação térmica ou temperatura? Claro que não!
Não esqueça de usar o protetor solar ou bloqueador apropriado para o seu tipo de pele e óculos de sol. Beba bastante água e se evite usar roupas apertadas e escuras. Esses cuidados básicos vão amenizar as altas temperaturas que você vai encontrar na avenida com toda a certeza.
CUIDE DA SAÚDE DE DENTRO PRA FORA NO CARNAVAL
Tendo como exemplo o trecho acima, partimos para os cuidados com a alimentação e hidratação do corpo. Evite ingerir comidas muito pesadas, carregadas em óleo e gorduras. Além disso a ingestão de bebidas alcoólicas, que certamente vão variar da cerveja até a caninha da roça, tem que ser moderada. Sem dúvidas o melhor a fazer é intercalar o álcool com água e um pouco de glicose para não dá PT.
Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Aposte nos alimentos leves e de rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais (sem uso de maionese, Ketchup) e sucos de frutas.
NÃO ABUSE DAS SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS
Pegando mais um gancho na dica anterior, maneire também nas substâncias energéticas. Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, podem até dá um pique a mais para curtir o carnaval. Mas essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, além de atrapalhar o sono, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.
Não adianta fazer coisas ditas como milagrosas em cima da hora e prejudicar sua saúde a longo prazo. O mesmo serve para tentar dá aquela emagrecida antes do carnaval e ir feito doido lotar as academias. Essa pratica só vai piorar seu corpo e mente, após “perder tudo o que supostamente ganhou”.
PROTEJA A SUA SAÚDE INTIMA NESSE CARNAVAL
Com os ânimos lá em cima e o clima de flerte em alta, é fácil dá aquela paquerada e até mesmo ir para os finalmente. Mas é preciso ficar atenta a nossa saúde intima nesses momentos, afinal se trata de uma festa de largo e não sabemos o que o outro tem internamente. Segundo dados do ministério da saúde após as festas de largo o indicie de doenças sexualmente transmissíveis aumenta consideravelmente.
Portanto o uso de camisinha é essencial para evitar doenças mais brandas e até as mais graves, como o HIV. Porém não é só com isso que se deve tomar cuidado, afinal sabemos que não é só o sexo que é o portal para essas doenças. Então vale ficar atenta em quem você vai distribuir beijos e se possível vá a um posto médico caso se sinta desconfortável com algo.
Aqui em Salvador no percurso da folia sempre tem postos de saúde para atendimento ao público. Além de posto de teste para HIV, que realiza o teste na hora e em caso de positivo o pascente já é encaminhado para uma unidade de atendimento.
Os cuidados com a vagina devem redobrar no carnaval
Além de estarmos na época mais quente do ano, serão 5 ou até 7 dias de folia. Evite ficar sem beber água durante o percurso e muito menos não fazer xixi quando precisar. Se possível leve consigo papel higiênico ou até lenço umedecido para limpa a periquita. E evite usar roupas apertadas por muito tempo, como short jeans e body.
Outro ponto a ser tocado é o banho de mar. Aqui no circuito Barra/ Ondina é impossível resistir a um banho de mar entre um bloco e outro para refrescar. Mas para nós mulheres a combinação de roupa apertada e água salgada podem ser um risco altíssimo para a saúde intima.
DESCANSE O SUFICIENTE PARA AGUENTAR A FOLIA
A folia começa a partir das 15h mais ou menos e vai até umas 5h do dia seguinte. Mas é de conhecimento de todos que o corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo nos todos os dias atrás do trio elétrico.
O recomendado é que além dessa recarga vindo do sono, você siga as demais orientações já citadas aqui. Sendo assim será mais eficaz a sua recuperação mesmo você dormindo pouco.
CUIDE DA SUA SAÚDE NESSE CARNAVAL
De certo que ninguém quer ficar todo lenhado no fim da folia, então salva essa fotozinha aí no celular e divirta-se! Seja como for meu povo, anote tudo o que foi dito aqui e aproveite bem os dias de folia.
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL