• outono-inverno-2019
  • 9 de janeiro de 2019 --------------- Deixe um comentário

    Existem muitos mitos e verdades sobre anticoncepcionais que circulam entre as pessoas e na internet. Por isso, resolvemos criar esse artigo para esclarecer melhor esse assunto. Acompanhe!

    Ainda hoje existem muitas dúvidas acerca do uso e os métodos anticoncepcionais disponíveis as mulheres. Prova disso é que é comum encontrar duas mulheres ou mais conversando sobre o assunto, tirando dúvidas e trocando experiências.

    As dúvidas são tantas que diversos mitos e verdades sobre o assunto rondam as mulheres. Para ajudar com tais questões, criamos um artigo com os principais mitos e verdades sobre anticoncepcionais que você deve saber.

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    Reprodução

    Quais são os mitos e verdades sobre anticoncepcionais que você deve saber

    Todas as mulheres podem tomar as pílulas anticoncepcionais

    Mito. É fundamental que antes de iniciar o uso de uma pílula ou qualquer outro método contraceptivo, a mulher seja orientada pelo seu ginecologista. Apenas esse profissional poderá escolher a melhor opção para ela, afinal, cada mulher é diferente.

    muitos anticoncepcionais disponíveis no mercado, seja em comprimido, minipílula, anel vaginal e adesivo contraceptivo. Cabe a cada uma optar pelo que melhor se adequa, após conversa com seu ginecologista.

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    Reprodução

    Os anticoncepcionais de menor dosagem são sempre os mais indicados

    Verdade. Quanto menor for a dosagem hormonal do anticoncepcional, mais seguro a saúde da mulher ele será. Além disso, os efeitos colaterais também serão menores.

    Mulheres com problemas circulatórios podem usar anticoncepcionais

    Mito. Os anticoncepcionais não são recomendados para mulheres que possuem problemas circulatórios, pois eles podem aumentar o risco de uma trombose.

    Alguns medicamentos podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

    Verdade. Medicamentos como antibióticos à base ampicilina, por exemplo, podem cortar o efeito do anticoncepcional.

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    Reprodução

    O uso de pílula anticoncepcional prejudica o cabelo

    Mito. Não existem quaisquer evidências que comprovem que a ingestão de pílulas anticoncepcionais prejudique a saúde ou crescimento dos fios.

    As pílulas anticoncepcionais podem promover diversos efeitos colaterais

    Verdade. O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar dores de cabeça, inchaço, náuseas, sangramentos irregulares e dores nos seios.

    O uso de anticoncepcionais engorda

    Mito. Apesar desta ser uma das principais queixas entre as mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais, algumas pesquisas recentes mostraram que essa não é exatamente uma verdade.

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    Reprodução

    As pílulas diminuem o crescimento de pelos

    Verdade. É comum que algumas pílulas anticoncepcionais reduzam o crescimento de pelos no corpo, em especial aqueles que crescem em regiões anormais, como na face e seios, por exemplo.

    Tomar a mesma fórmula por muito tempo faz com que a pílula perca o efeito

    Mito. Pelo contrário, manter o uso prolongado de uma mesma pílula é a melhor coisa que uma mulher pode fazer. Além da fórmula não perder o efeito, a mulher se acostuma com os possíveis efeitos colaterais, e seu corpo se adapta ao medicamento.

    Mulheres que tomaram pílula levam mais tempo para engravidar

    Verdade. O nível normal de fertilidade de uma mulher que estava fazendo uso de pílulas anticoncepcionais é mais demorado do que de uma mulher que estava usando um dos demais métodos contraceptivos. No entanto, apesar de mais demorado, ele sempre acontece.

    Os métodos anticoncepcionais são 100% eficazes

    Mito. Nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz, por isso, alguns médicos sempre recomendam a associam deles com o uso da camisinha.

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    Reprodução

    É preciso tomar a pílula todos os dias sempre no mesmo horário

    Depende. Se você faz uso das conhecidas minipílulas, anticoncepcionais a base apenas de progesterona e com uma dosagem hormonal menor, então a resposta é sim, é fundamental que você tome a pílula sempre no mesmo horário, pois, esse tipo de contraceptivo começa a perder o efeito depois de 26 horas de sua ingestão.

    Mas, se você faz uso da pílula combinada, composta por estrogênio e progesterona, então essa regra não se aplica. É indicado que você sempre tome a pílula em horários aproximados, mas você contará com uma maior margem para atrasos.

    Vale ressaltar que além das pílulas existem diversos métodos contraceptivos como os implantes, anéis vaginais, adesivos, injeções e muito mais. Por isso, é importante que você converse com seu médico antes de decidir qual a melhor opção para seu caso.

    Certamente agora que você conhece os principais mitos e verdades sobre anticoncepcionais que você deve saber, será muito mais fácil não cometer erros ou disseminar inverdades.

    Fontes: Boa Saúde, Hypescience


    VEJA TAMBÉM

    SAÚDE ÍNTIMA: COMO CUIDAR CORRETAMENTE

    AGORA É SUA VEZ: QUAL ANTICONCEPCIONAL VOCÊ TOMA?

    VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
    Neste mês de JULHO temos o #DANTASTODODIA com vídeos e posts incríveis todos os dias às 19h.
    Temos um grupo do FalaDantas no F00acebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

    Instagram @faladantas

    Unable to communicate with Instagram.