• 16 de março de 2020 --------------- Deixe um comentário

    Aqui no Brasil temos até o momento 200 casos de coronavírus confirmados. Ainda há outros 1.913 pacientes suspeitos espalhados pelo país e outros 1.486 casos já foram descartados.

    Coronavírus: o que você precisa saber?

    O que é coronavírus? (COVID-19)

    O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Em 31/12/19 após casos registrados na China um novo integrante chegou a essa família, o COVID-19.

    Segundo dados os primeiros casos de coronavírus em humanos foram isolados em 1937. Mas foi apenas em 1965 que o vírus de fato recebeu o nome de coronavírus por conta da sua aparência de coroa.

    Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

    Sintomas

    Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Podendo causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia que é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

    Período de incubação

    De 2 a 14 dias

    Período de Transmissibilidade

    A transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade ainda é desconhecido.

    Modo de Transmissão

    Para ser o mais claro possível, a principal forma de transmissão é por contato próximo de pessoa a pessoa.

    Qualquer pessoa que cuidou ou teve contato direto com uma pessoa contaminada.

    Como prevenir o contágio?

    Primeiramente lave as mãos, antebraços e as unhas com água e sabão ou use álcool em gel 70. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir, mas com a parte interna do braço na altura do cotovelo. Aliás, evite aglomerações se estiver doente. Mantenha os ambientes bem ventilados. Não compartilhe objetos pessoais.

    OMS decreta pandemia do novo coronavírus

    A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Mas sim quando uma doença infecciosa afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo.

    Condições de isolamento e quarentena

    Embora nenhuma região do país esteja em quarentena no momento, o Ministério da Saúde regulamentou os critérios de isolamento e quarentena para aqueles que apresentam sintomas ou testaram positivo para o Coronavírus.

    As pessoas que testarem positivo para o vírus devem ficar em QUARENTENA até estarem livre da doenças.

    Já as pessoas que estão com sintomas e tiveram contato com pessoas infectadas, devem se manter em isolamento e realizar o exame para comprovação ou não da doença.


    VEJA TAMBÉM

    E aí, gostou do post? Certamente sim! Se ficou alguma dúvida deixa aqui nos comentários, caso eu não saiba responder, alguém aqui da nossa comunidade com certeza vai! Se acaso quiser saber mais sobre saúde acesse:

    SAÚDE ÍNTIMA: O QUE TODA MULHER DEVE SABER!

    AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!

    Me segue no Instagram @faladantasPinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
    Me siga também no Instagram do apê @dantasdecasa tô postando diário da obra por lá e muita dica boa sobre essa vida adulta. Temos um grupo do FalaDantas no Telegram onde tiro dúvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!

    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL

    Instagram @faladantas

    Instagram did not return a 200.