• 17 de janeiro de 2019 --------------- Deixe um comentário

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    A temida Tensão pré-menstrual, conhecida como TPM é um dos maiores vilões para a tranquilidade feminina. Na TPM você fica mais irritada, agitada, e até depressiva? Saiba minha querida que você não está sozinha e neste post eu te contar como amenizar os sintomas!

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Calcula-se que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas durante a TPM. Dentro desse quadro, cerca de 5% necessitam de tratamento a base de medicamentos. O que significa que os sintomas desse período podem ser amenizados com pequenas mudanças na nossa rotina.

    QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA TPM

    Os sintomas da TPM surgem de sete a dez dias antes da menstruação. E geralmente a nosso rendimento acaba sendo afetado quando não se sabemos controlar os sintomas da TPM.

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Reprodução

    • Os sintomas emocionais: depressão, irritabilidade, desespero, ansiedade e tensão, choro, raiva e fúria, oscilações súbitas de humor, dificuldade de concentração, baixa autoestima, falta de energia e desinteresse nas atividades habituais.
    • Sintomas físicos: dores de cabeça (enxaqueca), fadiga, dor nas mamas, cólicas, inchaço nos pés e mãos, alteração de apetite e sono.

    ALIMENTAÇÃO INTERFERE NA TPM

    Sabemos que somos o que comemos e a nossa alimentação reflete em tudo no nosso organismo. Durante a TPM evite o consumo de cafeína, álcool, alimentos ricos em sódio, e evite abusar dos doces também.

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Reprodução

    O ideal é procurar fazer as refeições mais frequentes, e com uma menor quantidade de alimentos. Aposte nos alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo e derivados, pois o cálcio ajuda a melhorar o humor e, de quebra, diminui o inchaço.

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Reprodução

    Outro grande aliado nesse período são os alimentos diuréticos, como abacaxi e melancia. Esses alimentos vão ajudar na eliminação de líquidos e diminuem o inchaço. Além disso se você for adepta a um chazinho da tarde, beba chá de camomila, hortelã, chá verde, folhas de pimenteira e raiz de dente-de-leão. Segundo especialistas esses chás ajudam a fortalecer o útero.

    PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA AJUDA NA TPM

    Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente em todos os aspectos da vida. Praticar atividade física faz o organismo liberar endorfina, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período menstrual.

    Procure fazer alguma atividade física diária, isso certamente vai mudar sua vida. Eu faço cross pilates e quando não posso ir ao estúdio, faço meus exercícios em casa mesmo.

    Quem post ou vídeo sobre apps de atividade física?
    Deixem aqui nos comentários!

    VÁ REGULAMENTE AO GINECOLOGISTA

    Se você já pratica todos esses hábitos citados acima e mesmo assim continua com os sintomas muito fortes, procure o seu médico. Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos.

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Reprodução

    Dessa maneira com base nos resultados dos exames, existem várias medicações que podem ser receitadas. Suplementação de cálcio, vitaminas, entre outros. Mas o uso de pílulas anticoncepcionais é o mais comum. Entretanto nem pense em se automedicar e usar pílulas que você não tem o conhecimento.

    NÃO utilize medicamentos sem prescrição medica!

    TENTE MANTER A CALMA NA TPM

    Certamente você só em ler esta frase acima já ficou nervosa, não é? Mas é o que você de fato precisa fazer. Portanto procure não marcar compromissos importantes no período da TPM e não tome decisões relevantes.

    COMO CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM

    Reprodução

    Enfim, evite discutir ou ficar sem paciência por tudo. Essas discussões podem render transtornos ainda maiores e te deixará ainda mais irritada quando a maré passar.


    VEJA TAMBÉM

    ANTICONCEPCIONAIS: MITOS E VERDADES QUE VOCÊ DEVE SABER

    AGORA É SUA VEZ: COMO VOCÊ CONTROLA A TPM?

    VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
    Neste mês de JULHO temos o #DANTASTODODIA com vídeos e posts incríveis todos os dias às 19h.
    Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL