COMO FAZER DEPILAÇÃO EM CASA
Por muito tempo a depilação era uma questão apenas de vaidade. No entanto com o passar do tempo foi ganhando espaço e abrangendo questões vinculadas a higiene e conforto. Com a chegada do verão aumenta a preocupação e procura por depilação. Mas geralmente optamos por fazer a depilação caseira mesmo, porém, será que você tá fazendo certo?
Existem locais especializados em vários tipos de depilação, porém nem todos podem arcar com esses gastos. Pensando nisso separei dicas para você fazer a melhor depilação caseira de sua vida.
TIPOS DE DEPILAÇÃO
Antes de mais nada, para se fazer uma depilação é preciso levar em consideração os diferentes tipos de pele, cor, quantidade de pelos e o nível de sensibilidade. Embora ninguém tenha esse cuidado, é preciso entender que cada tipo de depilação vai contemplar uma das considerações ditas anteriormente. Portanto confira os tipos atuais de depilação:
DEPILAÇÃO COM LÂMINA
Método mais popular e acessível, que corta apenas a parte superficial do pelo e, por isso, dura entre 2 e 3 dias.
– Pontos positivos: Pratica e econômica com a lâmina você pode leva-la para qualquer lugar. Além de não precisa de energia para funcionar e não causa dor quando usada corretamente.
– Pontos negativos: O atrito causando pela lâmina estimula a pigmentação, podendo causar manchas em áreas mais sensíveis como axila e virilha.
DEPILAÇÃO CASEIRA COM CREME DEPILATÓRIO
Também é um método indolor, barato e fácil de fazer em casa. Assim como com a lâmina só há um corte do pelo rente à pele, o que deixa a depilação durar cerca de dois dias.
– Pontos positivos: É indolor, fácil de aplicar, agride menos a pele que a lâmina e pode ser utilizado em qualquer lugar.
– Pontos negativos: Tem uma duração pequena, pode causar alergia, possui cheiro forte. Não é indicado para quem tem muito pelo, porque cada embalagem servirá para poucas aplicações. Além de ser um tipo depilação não indicada para o rosto.
Além desses tipos de depilação, temos dois tipos mais modernos e que prometem até 95% de retirada definitiva dos pelos. Confira:
DEPILAÇÃO CASEIRA COM APARELHO ELÉTRICO
Atualmente no mercado existem dois tipos de aparelho para depilar. O primeiro se parece com um barbeador, eliminando os pelos com uma lâmina. O segundo possui um mecanismo que retira os pelos pela raiz, como se fosse uma pinça elétrica.
– Pontos positivos: Rápido, prático e agride menos a pele que a lâmina.
– Pontos negativos: Tem um custo inicial caro, afinal é preciso comprar o aparelho. É doloroso, por isso, não são indicados para regiões como a virilha e axilas. Não deve ser usado em hipótese alguma por peles lesionadas, irritadas ou que foram expostas ao sol.
DEPILAÇÃO CASEIRA COM CERA QUENTE OU FRIA
A depilação com cera quente é um dos métodos mais utilizados, principalmente nos salões de beleza. A cera é esquentada em um aparelho e, em seguida, aplicada na região desejada. Pode ser retirada tanto com um tecido falso como com a própria cera, a depender do tipo. Na cera quente, o calor faz com que os poros se dilatem e os pelos possam ser retirados com maior facilidade. Dura entre 20 e 30 dias.
– Pontos positivos: Possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser, é menos dolorosa que a cera fria e diminui os pelos gradativamente.
– Pontos negativos: Os pelos precisam estar longos, pode queimar a pele ou escurecê-la se a temperatura estiver muito quente, encravar os pelos e causar (foliculite) inflamações nas saídas dos pelos que parecem espinhas. Deve ser evitada por quem possui vasos dilatados.
Já na cera fria é feito o mesmo processo só que como o nome já diz, a cera estará fria. Também possui o mesmo tempo de duração, entre 20 e 30 dias.
– Pontos positivos: Possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser, é higiênica, pode ser utilizada em casa e é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e vasos dilatados.
– Pontos negativos: Mais demorada e dolorosa na hora de ser feita, pode ressecar a pele, necessita de pelos longos para sua aplicação, pode provocar foliculite e pelos encravados.
COMO EVITAR PELOS ENCRAVADOS
Seja com lâmina ou com cera quente, quem faz depilação pode sofrer com os pelos encravados. E a causa não está só na retirada dos pelos, o pós-depilação pode afetar diretamente nisso. Entre os métodos mais conhecidos, a lâmina é a que mais propicia o surgimento do pelo encravado. Isso porque ela não retira o fio diretamente pela raiz.
Mas engana-se quem acha que apenas a depilação em si pode causar os pelos encravados. Quem tem os fios muito grossos ou muito finos também podem sofrer com o problema, pois eles tendem a curvar antes de crescerem por completo.
O que mais vai lhe ajudar na luta contra os pelos encravados é evitar usar roupas muito justas e com tecidos que retenha o suor. Usar roupas dessa forma pode interferir o crescimento dos fios, aumentar as chances de pelos encravados e prejudicar a saúde de sua pele. Sendo assim prefira roupas de algodão e mais folgadas, além de poder se depilar a noite e dormir sem roupas. Essas praticas vão melhorar e muito a sua saúde intima, se liga!
AS RECEITAS CASEIRAS PARA EVITAR PELOS ENCRAVADOS
A rainha das receitas caseiras não poderia deixar escapar essa chance de dá essa dica para vocês. Uma boa receita caseira para evitar os pelos encravados é a esfoliação com mel e açúcar.
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: VAMOS SER AMIGAS!
Me segue no Instagram @faladantas, Pinterest e Twitter, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL