DEZEMBRO VERMELHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À AIDS
Você conhece a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida? Sabe o que o Dezembro Vermelho? Não? Pois é, essa síndrome nada mais é do que um dos nomes dados a Acquired Immune Deficiency Syndrome (AIDS), causada pelo HIV. Vírus responsável por atacar as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. Agora ficou mais fácil entender né? Então vamos lá!
Atualmente o mês de dezembro é dedicado a conscientização e combate à AIDS, no entanto, apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS continua sendo uma preocupação e precisar ser tratada com atenção pela saúde publica. Portanto, devido a isso o governo brasileiro dedicou o mês de Dezembro a intensificar a conscientização e o combate.
FORMAS DE CONTÁGIOS
O HIV, vírus causador da Aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e no leite materno, com isso a doença pode ser transmitida de várias formas:
- Sexo sem camisinha por vias vaginal, anal ou oral;
- Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa;
- De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
- Transfusão de sangue contaminado com o HIV;
QUAIS OS SINTOMAS
Embora perigosa, os primeiros sintomas da Aids podem ser confundidos com um mal-estar passageiro. E mesmo quando se manifestam intensamente, chegam a ser interpretados como os sintomas de uma rotineira virose.
Os sintomas mais comuns são: febre constante, manchas na pele, calafrios, diarreia constante e perda de peso. Por conta disso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção, sempre que se tenha a duvida do possível contagio.
ONDE FAZER O EXAME
Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente exames para detectar o vírus do HIV. Desse modo os testes podem ser feitos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), em alguns hospitais e postos de saúde.
O primeiramente é feito o ELISA. Caso o resultado seja positivo ou haja dúvidas, é feito o Western-blot, um exame mais eficaz na detecção.
ATENÇÃO!
Mas é necessário esperar de 30 a 90 dias depois do contágio para o exame ser mais preciso.
FORMAS DE PROTEÇÃO
Para evitar a contaminação basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. Parece neurose mas não é migles! Ter esse habito não só lhe protege do HIV, mas também lhe dá proteção a diversas outras doenças.
ATENÇÃO!
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além de evitar uma gravidez não planejada. Por isso, use camisinha sempre!
O Dezembro Vermelho tem o intuito de conscientizar e educar a população sobre a doença. Além de mostrar o avanço da tecnologia fez com que a expectativa de vida dos infectados aumentasse razoavelmente.
ONDE PROCURAR APOIO
Em Salvador existe o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia – GAPA Bahia, que fica localizado no bairro dos Barris e atende pessoas vivendo com HIV/Aids desde 88.
VEJA TAMBÉM
AGORA É SUA VEZ: JÁ SE CUIDOU HOJE?
VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL