• 1 de novembro de 2018 --------------- Deixe um comentário

    VAMOS COMBATER O CÂNCER DE PRÓSTATA

    Posteriormente no mês de Outubro combatemos o câncer de mama, agora em Novembro iniciamos o combate intensivo ao câncer de próstata. Similarmente o Novembro Azul procura informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina.

    NOVEMBRO AZUL: COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

    A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

    ENTENDA A DOENÇA NESSE NOVEMBRO AZUL

    Visto que o câncer de próstata, é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no país.

    O que é a próstata?

    É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

    NOVEMBRO AZUL: COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

    Reprodução

    Sintomas do Câncer de Próstata

    No inicio o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entretanto na fase avançada, os sintomas são: Dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

    Fatores de risco:

    Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; obesidade.

    PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

    Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. Portanto se você conhece algum homem nessa faixa hetaria, converse com ele e o alerte para ir ao medico.

    NOVEMBRO AZUL: COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

    Reprodução

    Por fim o exame de toque retal, permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

    NOVEMBRO AZUL: COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

    Reprodução

    Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Havendo suspeitas, outros exames poderão ser solicitados, como a biópsia, que retira fragmentos da próstata para análise.


    VEJA TAMBÉM

    Conforme tudo o que foi lido aqui cuide de sua saúde e mantenha-se hidratado de forma mais divertida e deliciosa. Neste post separei receitas de água aromatizadas deliciosas para aproveitar neste verão.

    ÁGUA AROMATIZADA PARA SE HIDRATAR

    AGORA É SUA VEZ: VOCÊ VAI AO MÉDICO COM FREQUÊNCIA?

    VAMOS SER AMIGAS! Me segue no Instagram @faladantas, que tem dicas todos os dias.
    Temos um grupo do FalaDantas no Facebook onde tiro duvidas, pergunto o que querem ver e tudo mais!
    CLIQUE PRA SE INSCREVER NO CANAL